Política
Butantan desenvolve vacina brasileira contra a Covid-19

Publicado
3 semanas atrásem
Por
Fábio Sérvio

O Instituto Butantan desenvolveu uma vacina brasileira contra a Covid-19. A informação foi mantida em sigilo até a noite desta quinta-feira(25) quando o governador de São Paulo, João Doria, convocou uma coletiva de imprensa para a manhã desta sexta (26).
A pista deixada por Doria, de que faria um anuncio “da ciência, que nos enche esperança na luta contra a Covid-19” foi a deixa para a CNN Brasil correr atrás da informação e descobrir que se tratava da notícia do desenvolvimento de uma nova vacina brasileira.
O governo de São Paulo e o Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, empresa desenvolvedora da Coronavac, a primeria vacina contra a Covid-19 distribuída no país, mas cuja pesquisa e fórmula são da China, onde é a sede da Sinovac.
A outra vacina distribuída em massa no Brasil, a vacina de Oxford, fabricada no país pela Fundação Osvaldo Cruz, também tem tecnologia com origem em outro país, o Reino Unido, onde a Astrazeneca, empresa biofarmacêutica se associou a Universidade de Oxford para desenvolver a fórmula compartilhada com a Fiocruz.
As duas vacinas disponíveis até agora são, portanto, apenas envasadas no Brasil pelo Butantan e Fiocruz.
Já a nova vacina 100% brasileira teria uma tecnologia nacional desenvolvida pelo Instituto Butantan à frente, como principal desenvolvedor e, possivelmente, líder de um novo consórcio que se formaria para sua fabricação no Brasil e em outros países.
Quando a vacina brasileira estaria disponível?
Seu uso depende da comprovação da eficácia a partir de um pedido de autorização junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que depende de três fases de testes. As fases 1 e 2 do estudo que abrangem a segurança e a capacidade da vacina pomover a resposta imune. Somente na terceira fase do estudo, o de eficácia, é que o Butantan poderia requerer o uso emergencial da nova vacina brasileira do Butantan.
Pela média de tempo necessário para que as outras vacinas estivessem disponíveis, é possível estipular que num prazo de 9 a 12 meses o Brasil já contaria com sua própria vacina.
João Doria marca mais um ponto sobre Bolsonaro

O anúncio da vacina posiciona o governador João Doria (PSDB), mais uma vez, à frente do presidente Jair Bolsonaro nas ações de combate à pandemia da Covid-19.
A revelação do desenvolvimento da nova vacina brasileira acontece no momento em que Bolsonaro encontra-se mais fragilizado diante da pressão popular, do aumento da crise sanitária em meio aos constantes recordes de óbitos e no desgaste das relações entre os poderes evidenciada nas últimas declarações dos presidentes da Câmara, Artur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
Doria marca coletiva de imprensa para anunciar vacina brasileira
Mais uma vez, a ciência nos enche de esperança na luta contra a Covid-19. Confira coletiva de imprensa amanhã, às 8h, ao vivo, direto do Instituto Butantan. 🙏 pic.twitter.com/M4bLQ02LaE
— João Doria (@jdoriajr) March 26, 2021
Leia também
FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid
Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h
FMS vacina mais de 4 mil idosos neste domingo
Unale articula com União Química disponibilização da vacina Sputnik V
Idosos com 67 anos iniciam imunização contra Covid-19 neste domingo, afirma FMS
Carlos Lobo morre vítima de Covid-19
Política
Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA

Publicado
27 minutos atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, e outros governadores do Brasil encaminharam uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Na carta os governadores manifestam compromisso para trabalhar em sintonia com o Acordo de Paris e em favor das questões ambientais.
“São governadores de diferentes partidos que apontam uma necessidade de termos uma posição clara em ralação à nossa responsabilidade com a vida, com a biodiversidade e, inclusive, para evitar novas pandemias. Queremos a garantia de proteção das florestas nativas e do cumprimento do Código Florestal”, disse o governador Wellington Dias.
O governador Wellington Dias defende o aumento da produtividade ao invés de mais desmatamento, o cuidado com populações indígenas. Ele fala ainda sobre a necessidade da criação de alternativas de renda que não seja o desmatamento. “Nosso compromisso é com o momento atual e também com as futuras gerações”, disse.
Na carta, os governadores manifestam interesse no desenvolvimento de parcerias, com o objetivo de impulsionar a regeneração ambiental, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes nas Américas e a criação de um novo modelo civilizatório saudável e resiliente a pandemias.
No documento, há a defesa de uma coalização dos Governadores Pelo Clima, uma união ampla, envolvendo progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, dos mais diversos partidos que desejam uma construção colaborativa de soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida.
Com a decisão de Joe Biden de fortalecer a agenda ambiental internacional e o Acordo de Paris, os governadores do Brasil manifestam a intenção de implementar ações conjuntas, propondo a cooperação entre os Estados Unidos e os governos estaduais brasileiros, responsáveis pela maior parte da Floresta Amazônica.
Fonte: CCOM
Política
Wellington Dias espera que uso da vacina Sputinik seja aprovado até sexta-feira

Publicado
11 horas atrásem
13 de abril de 2021Por
Redação
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, disse, nesta segunda-feira (12), que há expectativa de ter uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a importação da vacina Sputinik até a próxima sexta-feira (16). O imunizante foi comprado pelos estados nordestinos em parceria com o Ministério da Saúde. “O próprio Ministério da Saúde também fez uma compra de doses dessa vacina”, afirmou.
Segundo o governador, a Sputinik tem boa eficácia na imunização, é usada por 58 países. “Queremos essa decisão com base na Lei 124 de 2021, em que o Congresso Nacional determina que vacina já aprovada por agência reguladora de outro país possa ser utilizada em nosso país”, explica Wellington.
Para ele, o Brasil precisa de vacinas. “Esperamos a decisão da Anvisa em primeiro lugar e, em caso de não aprovação, iremos recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou Wellington Dias.
Fonte: CCOM
Política
Dr. Pessoa entrega praça e complexo esportivo na zona Norte

Publicado
13 horas atrásem
12 de abril de 2021Por
Redação
Dando continuidade ao cronograma de entrega de obras dos 100 dias da nova gestão, o prefeito de Teresina doutor Pessoa inaugura na manhã desta terça-feira (13), obras na zona norte da capital.
Entre os empreendimentos a serem entregues está a praça do residencial Inglaterra. O local contou com R$ 309.438,27 (trezentos e nove mil quatrocentos e trinta e oito reais e vinte e sete centavos) em investimentos com recursos próprios da prefeitura.
Também será inaugurada a reforma do campo de futebol do bairro Nova Brasília, na zona Norte da cidade. Com um investimento de R$ 91.372,66 (noventa e um mil, trezentos e setenta e dois reais e sessenta e seis centavos), a obra será uma opção de lazer no local, além de fomentar o esporte na região.
O prefeito finalizará a agenda da manhã visitando a revitalização das alças da ponte primavera e estaiada que sofreu a ação de grafiteiros. A ação visa preservação do bem público.

Da Redação

Vigilância Sanitária multa 56 estabelecimentos comerciais em Teresina no último final de semana

FMS disponibiliza site para agendar segunda dose da vacina contra a Covid

Wellington Dias propõe parcerias em defesa do clima ao presidente dos EUA

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Luiz Ayrton Santos Júnior toma posse na APL nesta terça-feira

Sesapi retifica informação e afirma que Piauí não atingiu recorde de mortes por covid-19 em 24h

Missa de sétimo dia do ex-prefeito Firmino Filho é marcada por comoção e saudade

Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção

Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina

Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento

América-MG vence o Cruzeiro

Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
Artigo – Controvérsias intermitentes

Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
Popular
- Cidades3 semanas atrás
Jovens de Teresina são executadas e enterradas em Timon por facção
- Política7 dias atrás
Ex-prefeito Firmino Filho morre em Teresina
- Economia3 semanas atrás
Auxílio Emergencial 2021: confira as datas de pagamento
- Esporte3 semanas atrás
América-MG vence o Cruzeiro
- Política4 semanas atrás
Governo antecipa feriado do Dia do Piauí para a próxima quinta-feira
- Artigos4 semanas atrás
Artigo – Controvérsias intermitentes
- Cidades4 semanas atrás
Homem morre em chão de UPA na zona Sul de Teresina
- Política1 semana atrás
Abel de Barros, ex-prefeito de Picos, morre aos 70 anos