Zé Ricardo não é mais o técnico do Vasco. O treinador pediu demissão na manhã deste domingo após aceitar uma proposta do Shimizu S-Pulse, do Japão. A decisão pegou os dirigentes de surpresa, e os jogadores já foram comunicados.
O auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras também saem do clube, e os próximos treinamentos serão comandados por Emílio Faro e Daniel Félix, ambos da comissão permanente.
O departamento de futebol foi informado da decisão do técnico na noite de sábado. O presidente Jorge Salgado foi chamado pelo gerente de futebol Carlos Brazil na manhã deste domingo para se reunir com o treinador e ouviu que a decisão tinha caráter irrevogável. O comunicado acontece na véspera da viagem para o Recife, onde o Vasco enfrentará o Náutico na próxima terça.
O Vasco ficou surpreso com a situação, muito em função do que aconteceu nas últimas semanas. Zé Ricardo sofreu grande pressão nas primeiras rodadas da Série B, mas teve respaldo da diretoria e dos atletas. Segundo uma pessoa ligada ao clube disse à reportagem, foi uma “decisão extemporânea”.
Em comunicado publicado no Instagram, Zé Ricardo agradeceu a jogadores, dirigentes e torcedores do Vasco e disse estar “com o coração apertado” pela sua decisão.
- Mesmo de longe, seguirei na torcida para que o Vasco siga sua bela e gloriosa história. A semente está plantada e espero ver ao final do ano aquilo que todo vascaíno deseja e sonha, o retorno à elite do futebol brasileira, seu devido lugar – disse o técnico na nota.
O domingo será de trabalho para o departamento de futebol, que se reunirá ao longo do dia para pensar em prováveis nomes para assumir o comando do time. Os dirigentes contam com a ajuda do coordenador técnico Eduardo Húngaro para ajudar o grupo a passar pela transição.
- Entre ontem e hoje, recebemos o pedido de demissão do Zé Ricardo e sua comissão. Receberam uma proposta de outro clube de fora do Brasil. Só temos que agradecê-los por tudo que realizaram e desejamos sucesso – disse, à VascoTV, o gerente Carlos Brazil, que acrescentou:
- A partir desse momento, a diretoria e o comitê de futebol trabalham incansavelmente para a escolha de um novo profissional para dar continuidade ao projeto e atingir o resultado final, que é o acesso à Série A. Para o jogo de terça, o Emílio e o Daniel comandam o time. Teremos sempre a presença do Eduardo Húngaro, que está envolvido no processo desde o começo.
Zé Ricardo sai em momento de ascensão do Vasco na Série B. O time é o único invicto da competição e está em 4º lugar, com 18 pontos. Ao todo, foram 25 jogos, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas em 2022.
O futuro do treinador no clube era incerto. Com a provável venda de 70% da SAF para a 777 Partners, a tendência é que a empresa americana faça mudanças no departamento de futebol quando assumir, o que deve ocorrer entre julho e agosto.
Leia a nota do Vasco:
O Club de Regatas Vasco da Gama informa que Zé Ricardo não é mais o treinador da equipe de futebol profissional. O técnico solicitou o desligamento na manhã deste domingo (05/06) e deixa prontamente o comando da equipe cruzmaltina.
Deixam também o Clube o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras. Os próximos treinamentos serão comandados por Emílio Faro e Daniel Félix, ambos da comissão permanente.
O Vasco da Gama agradece o profissional por toda dedicação ao longo do período que permaneceu à frente do time profissional do Gigante da Colina. Nos últimos seis meses, Zé Ricardo e sua equipe trabalharam de forma incansável no projeto que visa o retorno à elite do futebol nacional.
O treinador se despede de São Januário, em sua segunda passagem, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas em 25 partidas. No Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama está invicto e está na zona de acesso para a Série A, ocupando a quarta colocação, quatro pontos à frente do quinto colocado, com quatro vitórias e seis empates.
O Vasco da Gama deseja todo sucesso ao treinador e sua equipe na sequência de suas trajetórias.