Wellington Dias debate sobre energia limpa em Minas Gerais

O governador Wellington Dias cumpriu agenda em Belo Horizonte (MG) na manhã desta sexta-feira (23) com o secretário Estadual de Desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio, para falar sobre a política de energias renováveis implantada nos dois estados. O Estado de Minas Gerais foi referência para o Piauí em projetos de energia limpa.

“Na gestão de Fernando Pimentel foi implantado o programa de energias limpas, principalmente de energia solar, além de apoio à pesquisa, integrado com formação, qualificação e incentivos para investidores. Minas Gerais se destaca como estado mais avançado do Brasil na área de energia solar e empreendimentos instalados. É referência para o Piauí e para o Brasil, e o governador Pimentel foi pioneiro. Em 2015, colhemos essas informações do programa mineiro para colocar em prática em nosso estado”, explicou Wellington Dias.

Ainda segundo o governador, durante a reunião foi apresentado o que o Piauí tem hoje de projetos.

“Foi uma oportunidade de apresentar o que copiamos de MG, o que avançamos e atualizar sobre resultados de quem começou antes e saber das novidades. O governador Zema, acima das disputas políticas eleitorais, tem sido parceiro nacional na política das energias limpas e apresentado todas as informações para nossa equipe”, considerou.

O Nordeste brasileiro é a região que mais se destaca na área de energias limpas, principalmente eólica e solar.

“O Piauí já é o 3º maior produtor de energia solar e o que mais cresce em investimentos nesta área no Brasil. Também se destaca na 4º maior produção de energia eólica do Brasil. Somos ainda pioneiros em produção de energia híbrida”, afirmou Dias.

O chefe do executivo destacou ainda o papel que a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) tem desempenhado como parceira.

“A ABSOLAR é uma importante parceira na organização do setor e tem ajudado ao Brasil e ao Piauí. Estamos acertando com ABSOLAR e ABEÓLICA, com as entidades do setor no Piauí para organizar um evento Nordeste e com convidados do Brasil e outros países para o final de novembro, começo de dezembro”, anunciou.

Fonte: Ascom/CCOM

relacionadas

talvez você goste