Aconteceu nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2022, dia de Santo Padre Pio, o oitavo café filosófico do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí. O evento é realizado anualmente. Em virtude da pandemia do COVID-19 o mesmo deixou de ser realizado por dois (2) anos. Agora o evento voltou com força total e o tema deste ano foi BIOÉTICA E EDUCAÇÃO. Uma das idealizadoras do evento é a renomada professora Elenir Figueiredo. Neste ano o VIII Café Filosófico contou com a presença do Padre Igor Torres (Mestre em Bioética). O mesmo concluiu o seu mestrado na Itália e foi o convidado deste ano. Padre Igor Torres está novamente em Teresina e pertence à Arquidiocese de Teresina. O auditório estava repleto de alunos, padres e professores.

Qual a etimologia da palavra Bioética? Informações públicas laicais dão conta de que a Bioética é uma área de estudo focada na influência de princípios morais e éticos na prática médica e na pesquisa científica. O conceito de Bioética pode ser bastante complexo, por isso é importante ter em mente que não existe uma única definição. De forma geral, estuda quais são as melhores soluções para conflitos éticos, para conseguir atender necessidades médicas sem desrespeitar valores importantes para os pacientes e para a sociedade em geral. A ética na escolha de tratamentos para paciente ou no desenvolvimento de pesquisas são exemplos de casos em que a Bioética é importante para orientar as melhores decisões. Esse estudo envolve pelo menos duas áreas: Ética e Biologia. Além dessas, a Bioética pode ser influenciada por estudos vindos da Biotecnologia, Biociência, Filosofia, Psicologia, Antropologia, Direito e Sociologia. O Padre Igor Torres foi enfático na defesa do entrelaçamento Bioética e Educação ressaltando a sua importância além da área médica e o quanto este ramo da ciência é importante na análise de fatos e acontecimentos da realidade em que vivemos. Especificou ainda que devemos está atentos à uma percepção da bioética além da superficialidade em que a mesma nos é apresentada!

A Bioética defende a vida. A Bioética deve compreender a pessoa humana. A Bioética vai além da “propaganda” que atualmente é apresentada. A Bioética precisa está nas academias (centros de estudos) de tal forma que todos possam ter acesso à compreensão do que a mesma representa e de sua abrangência. Depois da palestra aconteceu a interação mestre e aluno no contexto de perguntas. Perguntas de alto nível e que representou muito bem a assimilação por parte dos discentes da instituição. Depois os alunos que juntamente com a professora Elenir Figueiredo organizam o evento; permitiram a apresentação de manifestações culturais (cordel, poesias e uma coletânea do aspecto evolutivo educação envolvendo a relação professor-aluno (docentes e discentes).

Por fim, enfatizamos que Padre Antonio (reitor do seminário Sagrado Coração de Jesus) e pertencente à Diocese de Parnaíba em outras palavras ressaltou que o conceito de Bioética é estudado na Filosofia por sua ligação com os conceitos de moral e ética e pela importância deles na convivência pastoral dos Presbíteros e futuros Presbíteros. A abertura do VIII Café Filosófico foi feita através de uma bonita oração e as exitosas palavras do Reitor do ICESPI – Instituto Católico de Estudos Superiores; Doutor Padre Clodomiro.

Por Josenildo Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *