Vigilância Sanitária autua 30 estabelecimentos por descumprir decreto contra a Covid-19

A Vigilância Sanitária de Teresina está todos os dias fiscalizando o cumprimento dos decretos de medidas preventivas contra a Covid-19. Entre os dias 19 e 25 de abril, foram notificados 30 estabelecimentos, e dois receberam auto de infração por descumprimento das normas estabelecidas neste fim de semana.

Entre as principais infrações, estão as situações de aglomeração, funcionamento após horário de encerramento pré-estabelecido e consumo de alimentos e bebidas em bares em dias de lockdown, quando estes locais são autorizados a funcionar apenas na modalidade delivery. “Embora a maioria dos estabelecimentos esteja obedecendo o Decreto com medidas mais restritivas, infelizmente ainda encontramos essas situações, que foram as principais infrações em relação à última semana”, disse a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Larisse Portela.

A gerente esclarece a diferença entre notificação e auto de infração lavrado de imediato. “A escolha é em função do tipo de norma sanitária infringida, em relação à gravidade. Por exemplo, um ambiente evidenciado com aglomeração é prontamente autuado, bem como a não utilização de máscara por clientes que circulam entre as mesas ou mesmo por funcionários colaboradores do ambiente”, conta Larisse Portela.

A população pode contribuir denunciando irregularidades em qualquer estabelecimento para a Vigilância Sanitária. Basta entrar em contato por meio dos telefones 3215-9102 ou 3215-9115, de segunda a sexta das 7:30 às 17:30h.

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste