Videoconferência lembra o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Na manhã desta segunda-feira (8), foi realizada uma videoconferência alusiva ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, que é comemorado no dia 9 de junho. O encontro foi uma proposição do deputado estadual Franzé Silva (PT) e contou com a presença da deputada federal Rejane Dias (PT-PI), deputada estadual Flora Izabel (PT), secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, e representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), Ministério Público do Estado, OAB-PI e entidades ligadas às pessoas com deficiência de Teresina e do interior do Estado.

No Piauí, a data foi criada em 2003, a partir da lei nº 5.341, de autoria da Deputada Flora Isabel e visa homenagear as pessoas com deficiência do Estado. O mesmo dia também é marcado pela criação da Seid e do Conede-PI.

“O Piauí tem sido referência nacional na proposição e implementação de políticas públicas que tem resgatado a dignidade de pessoas desse segmento que representa mais de 800 mil pessoas no Estado do Piauí”, afirmou a deputada federal Rejane Dias.

A deputada ressaltou ainda a importância do Ceir para a vida de muitas pessoas com deficiência e falou que, após a pandemia, serão retomadas as obras de dois novos centros de reabilitação no Estado: um em Parnaíba e outro na região sul do Estado em São João do Piauí, como forma de descentralizar o serviço.

O deputado Franzé ressaltou o orgulho de ser uma voz, dentro da Assembleia Legislativa que levanta essa bandeira e defende a luta das pessoas com deficiência no Piauí. “Estamos nessa missão de dar continuidade a um trabalho que coloca o Piauí numa posição de destaque nessa causa em relação ao resto do país e queremos apresentar proposições que melhorem ainda mais a vida das pessoas com deficiência no nosso Estado”, disse.

O parlamentar destacou ainda que está à frente da formatação de dois importantes projetos para esse segmento: o primeiro deles é a regulamentação da Rede Estadual de Reabilitação do Estado. “Outra preocupação que temos diz respeito à inserção no mercado de trabalho. Por isso estamos propondo a criação de centros de qualificação para pessoas com deficiência no Piauí. Dessa forma, vamos garantir o resgate do direito ao trabalho, à vida, à dignidade dessas pessoas”, destacou o deputado.

Fonte: Alepi

relacionadas

talvez você goste