Uma audiência com o governador Rafael Fonteles

​Audiência de Monitoramento de Ações e Metas de demandas de equipamentos públicos a serem construídos; por isso, o acompanhamento de suas etapas intermediárias entre o início e à finalização da obra pelo Governador Rafael Fonteles.

​Acompanhar a construção de obras, certamente, é o mais difícil caminho percorrido por um agente público. Ninguém gosta de ser fiscalizado, e/ou auditado

​Acompanhar, fiscalizar e auditar o andamento da obra é o momento mais crucial e relevante do agente público. Entretanto, é dever de ofício fazê-lo.

​Monitorar o andamento de obras é uma tarefa de difícil compreensão para construtores e agentes públicos; contudo, compreende-se que acompanhar a construção de obras é, também, aumentar o significado da confiança do agente público à tarefa demandada desse próprio equipamento público. Portanto, o contribuinte quer saber como e quando os recursos públicos estão sendo aplicados. E se estão corretamente investidos.

​Toda esta contextualização do trabalho sobre a audiência do Governador Rafael Fonteles e o Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, para verificar o andamento das obras sob a responsabilidade do Instituto e o seu índice de execução e conclusão.

​Evidente que havia ansiedade e preocupação do grau de construção, porquanto era a primeira vez que tratávamos dessa matéria e do andamento das obras com o Chefe do Poder Público Estadual.

​Com a minha vasta e acumulada experiência sobre audiência com Governadores, porque assessorei vários deles, e nesse mais de meio século de serviço público, conheci praticamente todos os Chefes de Executivo do Piauí.

​A minha compreensão é vasta e grandiosa, modesta parte, porquanto trabalhei no serviço público federal como advogado da União; no Governo do Piauí, como Secretário de Estado da Administração; e, no município de Timon, Estado do Maranhão, como Secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, além de presidente da Fundação CEPRO. Tenho experiência nos três níveis de gestão pública brasileira: município, Estado e União.

​Portanto, a ansiedade de despachar com o Governador era natural; sendo, pois, o primeiro despacho protocolar com o Chefe do Poder Executivo do Piauí, embora já tendo despachado com diversos governadores, ressalte-se novamente.

Encontrei, entretanto, um Chefe de Executivo e/ou um Governador otimista, saudável, alegre, compreensível, amável nas colocações, indagativo, decidido e resolutivo, além de extremamente objetivo. E sempre focado na matéria sob estudo. E sempre deixando o seu interlocutor à vontade, porém, também cobrando resultado ou execução da obra. Um executivo empoderado! e orgulhoso do cargo, contudo sem vaidade. Muito humilde!
​Por conseguinte, despachar com o Governador Rafael Fonteles e a assistência também agradável, do Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, foi um ato sensível e gratificante, porque não presenciei extremos de vaidade, de arrogância e de petulância , tampouco vaidades, mas compreensão superior exata com a execução, com a resolutividade, da pauta do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, órgão responsável pela instalação do maior investimento em obras públicas de infraestrutura de saneamento básico (em água, esgoto, resíduos sólidos (lixos e lixões) e galerias pluviais da história econômica do Piauí, com um investimento de R$ 13,7 bilhões, em valores atualizados até 2021, para implantação até 2033 com as competências do Instituto de planejar, projetar, executar, operar, manter e fiscalizar os serviços de abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanos, dentre outras atribuições, de conformidade com a Lei nº 5.651, de 12/4/07, art. 2º e Lei nº 7.211, de 22/4/2019, artigo 10º.
​​
MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos. Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL.

relacionadas

talvez você goste