Conecte-se conosco

Cotidiano

UFPI retoma aulas presenciais em Teresina

Publicado

em

UFPI retoma aulas presenciais em Teresina

Alunos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária, do Campus de Teresina, começam a retomar a partir desta segunda (21) aulas práticas de parte das disciplinas, que voltam a ocorrer em laboratórios, espaços esportivos do Campus, além do HU-UFPI e em unidades de saúde.
A liberação das aulas práticas foi anunciada pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, que preside o Comitê Gestor de Crise da Universidade, após a aprovação dos protocolos de biossegurança apresentados pelas coordenações dos cursos e direções dos centros.

“Como essas disciplinas foram todas ofertadas para ocorrerem neste semestre 2020.2, a Universidade honra sua obrigação de dar as condições necessárias ao cumprimento das atividades. Nenhuma disciplina ofertada deixará de ser ministrada”, destaca o vice-reitor, ao pontuar que o retorno gradual está sendo possível devido à vacinação contra a covid para trabalhadores em Educação e para alunos da área da Saúde em atividades teórico-práticas, conforme calendários anunciados pelo município.

Além de organizar as turmas em pequenos grupos e cumprir os protocolos sanitários para pessoas e limpeza de ambientes, haverá monitoramento das condições de saúde de estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados envolvidos na volta às atividades.

A entrega de EPIs é feita pelas coordenações dos cursos, após receberem itens como máscara cirúrgica, avental, luva e touca da Pró-Reitoria de Administração, que, em parceria com a Prefeitura Universitária, também realiza desde o final de 2020 a instalação de pias, tótens com álcool em gel e tapetes sanitizantes em áreas de livre circulação no Campus de Teresina.

Disciplinas práticas liberadas – Neste primeiro momento, estão sendo liberadas as práticas da Disciplina Citologia Clínica, para 19 estudantes do 9º período do Curso de Farmácia. Na Educação Física, as disciplinas serão Natação I, Lutas em Educação Física, Basquetebol I e Atletismo I e Primeiros Socorros, para um total de 64 alunos, que frequentarão as práticas em grupos de no máximo 8 estudantes. Já na Medicina Veterinária, a disciplina a retornar atividades de natureza presencial é Clínica Cirúrgica, também ofertada na modalidade híbrida e que necessitava finalizar as atividades presenciais como pré-requisito para avançar aos períodos seguintes.
Medicina
O curso com mais disciplinas a retornar às práticas é Medicina, com reinício de atividades presenciais para doze disciplinas, prioritariamente, as de referência ao ciclo clínico, para alunos do 3º ao 8º período. No retorno gradual das atividades práticas, no HU/UFPI e em Unidades de Saúde ocorrerá respeitando os protocolos sanitários e de biossegurança desses locais. Os alunos do Internato ( estágio curricular obrigatório), do 9° ao 12° ciclo, já haviam recomeçado atividades práticas desde setembro de 2020.
Para os próximo semestre, com o avanço da vacinação, a expectativa é que mais cursos ofertem novas disciplinas na modalidade híbrida, ampliando a disponibilidade de atividades presenciais aos alunos. Há também a expectativa para o retorno das disciplinas clínicas ligadas a cursos de saúde da Universidade, especialmente Odonto e Medicina.

Fonte: Ascom

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banca de Jornal

Propaganda