A Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciou nesta quarta-feira (16) as inscrições para o SISU 2023.1 . São 3.062 vagas em mais de 69 cursos de graduação e de nível superior tecnológico dos Campi de Bom Jesus, Picos, Floriano e Teresina. Para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada de 2023, o candidato precisa ter realizado as provas do Enem 2022, cujos resultados foram divulgados dia 9. A submissão das notas começa no dia 16 e termina dia 24 de fevereiro.

Para saber sobre o quantitativo de vagas, peso e a nota mínima de cada prova do Enem exigidos do candidato para concorrer às vagas, bem como a média exigida pelo curso, confira o termo de adesão ao SISU. O documento também especifica o quantitativo de vagas ofertadas em cada curso via Ampla Concorrência (A0) e nas oito modalidades de Cota para a Chamada Regular do Sistema Único de Seleção.

Graduação Tecnológicas – No SISU 2023, as ofertas de vagas das graduações tecnológicas serão exclusivas para o primeiro semestre. É preciso estar atento. Haverá 190 vagas em três cursos de nível superior tecnológicos: as graduações em Gestão de Dados e Energias Renováveis, ofertadas pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), com 75 vagas cada uma; e o Curso Tecnólogo em Agroecologia, primeira graduação ofertada pelo Colégio Técnico de Teresina (CCT/UFPI), com 40 vagas, na modalidade presencial.

O coordenador do curso Tecnólogo em Energias Renováveis, Prof. Idelmir Ferreira dos Santos, conta que, em função de o Piauí ser destaque na expansão de energias renováveis, é necessária a presença de um curso para formar profissionais capacitados que possam atender à procura crescente da produção de energias sustentáveis. Comenta também que há bastante interesse pelo curso e informa que aqueles que não conseguiram se inscrever no período passado, não deixem de aproveitar a nova oferta no SISU 2023.1 para ingressar no curso.

Com a finalidade de desenvolver o mercado local em algumas áreas econômicas do estado, trazendo a ciência de dados como norte para tomadas de decisões mais assertivas, o curso de Tecnologia em Gestão de Dados envolve Tecnologia e Administração. O prof. Ivenilton Moura, coordenador do curso, destaca que as disciplinas foram pensadas para beneficiar diversas áreas econômicas. “O curso tem certificado de qualidade a partir do primeiro ano, possibilitando a entrada no mercado de trabalho. É voltado para o máximo de atividades a distância facilitando o acesso dos alunos que estão distantes e por fim temos na nossa grade curricular disciplinas que aperfeiçoam o estudante nas áreas econômicas notórias do estado do Piauí, seja ela turismo, agronegócio, comércio ou saúde”, afirma.

Na modalidade  presencial, o curso tecnólogo em Agroecologia tem como objetivo analisar e executar as melhores formas técnicas de preparo da agricultura de forma sustentável com os recursos do nosso estado.  “Hoje a agroecologia é um estilo de vida. E as pessoas têm que trabalhar essa convivência com o meio ambiente, saber trabalhar de forma mais sustentável. O curso superior técnico em Agroecologia entrega todo o conteúdo essencial para formar profissionais de excelência, preocupados com a sustentabilidade”, disse a profa. Isolda Márcia, coordenadora do curso.

Cotas
 Do total de vagas, 50% são destinadas para estudantes que cursaram no mínimo todo o ensino médio em escola da rede pública.  A partir dessa exigência há vagas reservadas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI), com a renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PCD), conforme Lei n°12.711/2015. Atenção: Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, ainda que com bolsa, não têm direito às vagas de cotista.

Matrículas
Segundo o coordenador de Seleção e Programas Especiais da PREG/UFPI, Maycon Silva, após a divulgação do resultado do SISU, a UFPI lançará no site o Edital de Procedimentos com os passos e documentações necessárias para realização da matrícula. “No edital, são especificadas as datas de todos os procedimentos aos quais o candidato irá submeter sua documentação básica e de comprovação dos critérios para ocupação de vagas de cotistas. É preciso ficar muito atento aos prazos para realizar a matrícula institucional. É preciso também lembrar que candidatos cotistas iniciam a submissão dos documentos antes dos alunos da ampla concorrência”, explica.

Atenção – Todos os procedimentos de matrícula são online e realizado no sistema de matrículas (sis.ufpi.br/matriculagraduacao/)

Início das aulas – Segundo calendário acadêmico, o início das atividades do período letivo 2023.1 está previsto para 3 de maio.

Acesse o edital geral do SISU 2023.1.

Fonte: Ascom/UFPI
Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *