Campus da Ufpi

UFPI aprova retorno de aulas presenciais no próximo semestre

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) retoma no próximo semestre letivo as atividades acadêmicas presenciais dos Colégios Técnicos, dos cursos de graduação presenciais e de Pós-Graduação da Instituição. O formato de aulas do novo semestre foi definido na segunda (9) em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). A resolução aprovada estabelece atividades presenciais de no mínimo 80% da oferta de disciplina dos cursos. Na graduação, as aulas do período 2022.1 iniciam no dia 20 de junho, conforme Calendário Acadêmico aprovado e publicado em breve.

O retorno presencial considera o arrefecimento da pandemia da Covid-19, a queda das taxas de transmissão do vírus e a publicação de normativas estaduais que permitem a flexibilização das medidas de segurança.

Presidente do CEPEX, o reitor Gildásio Guedes enfatizou que uma das grandes preocupações no retorno presencial às aulas é garantir as ações de assistência estudantil. ” Estamos trabalhando para manter os valores cobrados nos RUs e todas as bolsas e auxílios, que possibilitam aos nossos alunos terminar seus cursos. Mesmo com a situação orçamentária sofrendo quedas desde 2015, a prioridade é facilitar a permanência na Universidade daqueles que mais precisam”, declarou o Reitor.

Com a aprovação da Resolução, os colégios técnicos, as coordenações de cursos de graduação, chefias de departamentos e os programas de pós-graduação devem articular suas ofertas de componentes curriculares em formato presencial. Em situações excepcionais, a Resolução permite a realização de atividades acadêmicas com uso de tecnologias digitais, inovações tecnológicas e metodologias ativas, até o limite de 20% da oferta, como em eventual agravamento da pandemia e para permitir adiantamento curricular ou como estratégia para diminuir atrasos. A Resolução traz, ainda, a possibilidade da apresentação mediada por tecnologias de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), além de qualificações e defesas de dissertações e de teses de cursos de pós-graduação.

A proposta aprovada no CEPEX incorporou sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica durante o período de 29 de abril a 4 de maio, quando alunos, técnicos e professores apresentaram colaborações de ajustes ao texto. “O documento foi construído de forma democrática, ouvindo todos os segmentos da comunidade acadêmica e acolhendo sugestões de melhorias permitidas pelas legislações. Estaremos de volta ao presencial de forma planejada e com segurança, recebendo a todos com muita alegria”, declarou a Pró-Reitora Ana Beatriz Gomes.

Volta ao trabalho presencial – A Resolução que regulamenta o novo semestre está em linha com a Instrução Normativa Nº 36/2022, do Ministério da Economia, publicada em 5 de maio, que determina a volta ao trabalho presencial a partir de 6 de junho de 2022 de todos os servidores e empregados civis da Administração Pública Federal, conforme esclareceu a relatora Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão. “A resolução considera a nova Instrução Normativa que revogou as hipóteses de trabalho remoto de servidores que vigoravam pela IN 90, de 28 de setembro de 2021”, encerrando a possibilidade de trabalho remoto para pessoas em grupos de risco.

Biossegurança – Segundo a Resolução, deverá ser apresentado o comprovante de certificação vacinal ou testagem negativa de covid-19 a cada 72 horas para participação em aulas e atividades presenciais, bem como ingresso a todas as edificações de atividades acadêmicas ou administrativas da UFPI, conforme normas institucionais e nacionais de Biossegurança e atualizações.

O detalhamento das normas de Biossegurança, como utilização de EPIs, higienização de mãos e de ambientes e capacidade de ocupação de espaços acadêmicos institucionais será regulamentado na atualização do Protocolo de Biossegurança da UFPI, que está em elaboração pelo Comitê Gestor de Crise (CGC/UFPI) com publicação em breve.

A Resolução será publicada em breve no site da UFPI.

Fonte: Ufpi

relacionadas

talvez você goste