UFPI suspende solenidades em homenagens às mulheres

UFPI adia solenidade em homenagem às mulheres por conta do decreto do Governo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) adiou a solenidade que seria realizada nesta segunda-feira (8), em homenagem às mulheres. A intenção do reitor Gildásio Guedes era relacionar a data do Dia Internacional das Mulheres com as festividades de comemoração dos 50 anos de instalação da UFPI, destacando mulheres que foram importantes na construção da primeira universidade do Piauí.

“Temos mulheres que desempenharam um papel fundamental mesmo antes da UFPI ser instalada, e continuamos a ter presenças cada vez mais marcantes”, diz Gildásio, lembrando que hoje a maior parte das Pró-Reitorias tem mulheres no comando. “A solenidade foi pensada para festejar mulheres de antes e de hoje”, assinalou. O evento deveria ocorrer na segunda-feira às 10h, na parte externa da Reitoria. Mas foi adiada.

Segundo o vice-reitor Viriato Campelo, que integra a Comissão de Comemoração dos 50 anos, o evento está sendo apenas adiado. “O decreto impõe limitações para eventos até o dia 15. Poderemos realizar essa homenagem logo no dia 16 ou 17, caso não haja prorrogação do decreto!”, diz Viriato. Ele destaca que outras homenagens às mulheres acontecerão. “Teremos essa solenidade festejando 20 mulheres e, depois, teremos novos eventos nos Centros de Estudo ressaltando outras mulheres que abraçaram o desafio de fazer a Ciência e particularmente de ajudar a construir a UFPI”.

A lista de homenageadas inclui servidoras do corpo técnico-administrativo e docentes. Conta com mulheres já aposentadas e também na ativa. E terá uma homenagem póstuma: a professora Lurdinha Brandão. Ela foi docente do Curso de Letras ainda no nascedouro da UFPI, além de ter sido gestora por muito tempo, fundamental na organização da administração acadêmica da UFPI.

Entre as mulheres na ativa está a professora Nadir Nogueira, que foi vice-reitoria – portanto, a mulher a alcançar o posto mais destacado na hierarquia da UFPI. Outro nome da ativa é o da servidora Maria José Silva. Entre as aposentadas estão personalidades como Fides Angélica e Socorro Cavalcanti Barros – esta, além de professora da UFPI, chegou a ser presidente do Conselho Estadual de Educação e ocupou a reitoria da Uespi.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste