O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, o julgamento da Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O julgamento foi suspenso na última terça-feira (27) depois da leitura do voto do relator da ação, Benedito Gonçalves. Em seu voto, o ministro determinou que Bolsonaro fique impedido de concorrer pelos próximos 8 anos, contando a partir do pleito de 2022.

O ministro negou o pedido do PDT (Partido Democrático Trabalhista) pela cassação da chapa em razão do fato de Bolsonaro não ter sido eleito no pleito. O relator não declarou a inelegibilidade do general Braga Netto (PL), candidato a vice-presidente na chapa.

Na sessão desta quinta-feira (29) votarão, na sequência, os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por último, o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

Há a possibilidade de que algum magistrado peça vista (mais tempo de análise) no processo. Isso poderia adiar o julgamento em até 30 dias.

Entenda
O caso trata da reunião do ex-presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, realizada em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro questionou o resultado do sistema eleitoral de 2018, levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais superiores. O evento foi transmitido pela TV Brasil.

Clique no link no abaixo e acompanhe o julgamento:

Clique aqui


Com informações do poder360.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *