Trump recebe 34 acusações e se declara inocente 

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump compareceu nesta terça-feira (4) às 13h25 (14h25 em Brasília) ao Tribunal Criminal de Manhattan, na cidade de Nova York, para ouvir formalmente, perante um juiz, sua acusação em um processo criminal no caso de suborno a uma atriz pornô. Ele ficou dentro do tribunal por duas horas.

Trump foi acusado formalmente por um grande júri de disfarçar registros contábeis para esconder um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio de Stormy Daniels, que dizia ter um caso com ele.

Após ouvir 34 acusações criminais, Trump se declarou inocente de todas elas.

De acordo com a agência de notícias Reuters, se ele for considerado culpado de todas as acusações somaria uma pena de mais 100 anos sob a lei de Nova York, mas a sentença real quase certamente seria muito menor do que isso. Até que seja julgado, Trump será considerado inocente.

Centenas de pessoas, algumas a favor e outras contra Trump, se reuniram em um parque em frente ao tribunal. Elas foram separadas por barricadas pela polícia para tentar manter a ordem. Apesar disso, houve pequenos confrontos.

Especialistas no sistema jurídico americano disseram à Reuters que um eventual julgamento do ex-presidente não deve ocorrer em prazo inferior a um ano. Caso seja condenado, Trump não estaria legalmente impedido de concorrer à Presidência em 2024.

O que o promotor disse
Segundo o procurador Alvin Bragg Jr., as 34 acusações são referentes a falsificações de registros comerciais ligados à Trump Organization, feitas entre fevereiro e dezembro de 2017.

Essas falsificações foram feitas para encobrir o pagamento de US$ 130 mil para a atriz pornô Stormy Daniels, que afirma ter tido um caso extraconjugal com Trump, segundo um documento revelado pelo promotor.

Bragg Jr. afirmou que o pagamento foi feito por meio de um advogado. As falsificações nos registros comerciais são referentes ao reembolso a esse advogado, e esse é o crime pelo qual Trump é acusado.

Na acusação lida pelo juiz Juan Merchan nesta terça-feira, não há qualquer menção a essas histórias. Apenas citações de alterações fiscais vinculadas à Trump, sem que sejam especificados valores ou eventual motivação.

Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste