Trump: ‘Nenhum americano foi ferido nos ataques do Irã’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira, 8, na Casa Branca que nenhum cidadão americano foi vítima dos ataques do Irã a duas bases do país no Iraque. Acentuou que as forças militares americanas estão preparadas e que Teerã jamais terá armas nucleares enquanto governar os Estados Unidos . “Nenhum americano foi ameaçado pelos bombardeios na noite passada”, afirmou.

Essa foi a primeira declaração oficial da Casa Branca desde os bombardeios do Irã às bases americanas de Al Asad e Erbil na noite de terça-feira 7 (quarta, no Oriente Médio), como represália ao ataque dos Estados Unidos que culminou com o assassinato do general iraniano Qasen Soleimani em Bagdá, no Iraque. O militar era comandante das forças de elite da Guarda Revolucionária do Irã, considerado um herói nacional e figurava como a segunda autoridade mais poderosa do país, depois do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.

Trump convocara uma reunião de emergência na Casa Branca na noite de terça-feira e prometera fazer uma declaração à imprensa logo depois. Do encontro participaram o vice-presidente, Mike Pence, e os secretários de Defesa, Mark Esper, de Estado, Mike Pompeo, e o chefe das Forças Conjuntas dos Estados Unidos, general Mark Milley. Mas, ao final das conversas, limitou-se a disparar um tuíte. “Até agora, tudo bem”, escreveu o presidente. “Nós temos o militarismo mais poderoso e melhor equipado do que qualquer outro no mundo, de longe”, escreveu. 

Fonte:Folhapress

relacionadas

talvez você goste