O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta-feira (16), que Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) com base no aprendizado dos alunos em 2021.

A avaliação nacional monitora a proficiência dos alunos da educação básica em língua portuguesa e matemática, com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado mostra Teresina com Ideb 6,3 nos Anos Iniciais e 5,6 nos Anos Finais, ficando no topo do ranking das capitais nos dois segmentos, à frente de redes municipais premiadas, como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

O prefeito Dr. Pessoa ressalta a importância do resultado e o investimento da Prefeitura de Teresina para que a educação da capital esteja no lugar mais alto do pódio da excelência no país.

“Esse é o objetivo desta gestão fazer com que Teresina se destaque nacionalmente no que há de mais importante, que é a nossa educação. Estamos cada vez mais engajados para investir nas nossas escolas, valorizando os professores e dando qualidade ao ensino. Queremos incentivar os nossos alunos a aprenderem e se tornarem cidadãos de bem”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, o resultado é ainda mais emocionante por refletir o aprendizado dos alunos em um difícil período pandêmico.

“Podemos perceber como foi difícil para todas as redes de ensino lidar com uma nova forma de educação. Mesmo assim, conseguimos garantir a qualidade do ensino em Teresina, nossas estratégias funcionaram e estamos bastante orgulhosos dessa conquista”, disse Nouga.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semec) está em festa. Isso porque o esforço coletivo levou a capital piauiense a ser número um no país. O resultado já era esperado para quem monitorava de perto o desempenho dos alunos, mas a confirmação nacional é motivo para comemoração.

“Mesmo com os alunos distantes fisicamente das escolas, a dedicação das equipes escolares e o apoio das famílias nos levou a esse lugar de destaque nacional. Estamos bastante animados com o resultado. Teresina está de parabéns”, declarou Sarah Carvalho, coordenadora de Avaliação da Semec.

Fonte: Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *