Temporal: Chega a oito o número de mortos no Rio de Janeiro; Angra tem desaparecidos

Menos de dois meses depois da tragédia que devastou Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a Costa Verde, no litoral sul fluminense, foi fortemente atingida pela forte chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de quinta-feira (31). O temporal deixou oito pessoas mortas no estado no total.

A maioria das mortes acontecem em Paraty, na Costa Verde. Na vizinha Angra dos Reis, uma criança morreu. Houve uma morte também em Mesquita, na Baixada Fluminense, que também foi atingida pelo temporal.

Há ainda 13 desaparecidos após um deslizamento de terra em Angra dos Reis. O Corpo de Bombeiros seguia fazendo buscas neste sábado (2).

Mesquita
A morte em Mesquita foi de Daniel Ribeiro, de 38 anos. De acordo com a Defesa Civil, ele levou um forte choque em um poste quando tentava ajudar uma outra pessoa.

Outras cidades da Baixada também registraram alagamentos. A Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que a cidade registrou 141 mm de chuva no bairro Moquetá, o que equivale a 148% da média de chuva do mês de abril. O Hospital Estadual Ricardo Cruz, inaugurado há um ano, ficou inundado.

Chuva recorde em Angra
Uma criança morreu e pelo menos 13 pessoas estão desaparecidas depois que um deslizamento de terra atingiu quatro casas no bairro Monsuaba, em Angra, na madrugada deste sábado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital da Japuíba. Seis grupamentos da corporação e agentes da Defesa Civil da cidade trabalhavam nas buscas pelos desaparecidos pela manhã.

Nas últimas 48 horas, Angra dos Reis registrou o volume de chuva equivalente a 655 mm no continente, e 592 mm na Ilha Grande – índices jamais registrados anteriormente no município.

Segundo a Defesa Civil, todas as 28 sirenes do sistema de alerta, distribuídas em 20 blocos que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada, para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.

Paraty
Pelo menos seis pessoas morrram depois de um deslizamento de terra que atingiu casas na Praia de Ponta Negra, em Paraty (RJ), na madrugada deste sábado (2). Há relatos de desaparecidos.

A prefeitura de Paraty chegou a informar que o número de óbitos era de sete. Posteriormente, o dado foi corrigido para seis vítimas. A informação foi atualizada às 12h36 pelo g1.

Equipes da Defesa Civil trabalham nas buscas por desaparecidos, que estão sendo feitas com auxílio de um helicóptero. Não há como acessar o local pelo mar ou por estradas.

No total, 22 bairros da cidade foram afetados por alagamentos ou por algum outro dano provocado pelas chuvas.

Barreira cai em Saquarema
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, foi atingida por uma forte chuva na noite desta sexta-feira (2) que causou diversos transtornos. Uma barreira caiu e interrompeu totalmente o tráfego na RJ-106, entre Saquarema e Maricá, no km 48.

A RJ-106 também tem outro ponto de interdição na Serra do Mato Grosso, na altura do km 46 onde uma ponte caiu por causa da chuva. Não há previsão para liberação deste trecho.

De acordo com a Defesa Civil, em Saquarema choveu cerca de 160 milímetros em 24 horas. Dez pessoas estão desabrigadas e quatro desalojadas.

Estágio de atenção
A cidade do Rio entrou em estágio de atenção às 9h25 deste sábado (2). Trata-se do terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Em mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito afirmou que a madrugada no Rio contou com muitas ocorrências e a tendência é que o dia seja de chuva.

“A gente teve uma noite de ontem e uma madrugada bastante complexa. O pessoal da prefeitura atuou. A gente não tem nenhuma situação em grande via mais crítica. Mas você tem algumas áreas da cidade, principalmente na Zona Oeste mais litorânea, a região das vargens, Guaratiba, partes da Zona Oeste mais próximas do mar, você tem ainda situações de alagamentos. Jacarepaguá também tem situações complexas. Na Grande Tijuca, a situação já baixou, o Rio Maracanã”, afirmou Eduardo Paes.

Maricá
A forte chuva também causou transtornos e deixou famílias desalojadas em Maricá (RJ). Segundo a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram Itapeba e Condado com 30 ocorrências cada.

A Defesa Civil está em estágio de alerta. Os maiores acumulados de chuva, nas últimas 24 horas, foram em Itapeba (261,39mm), Espraiado (227,94mm) e Ponta Negra (88,41mm).

Previsão do tempo
A influência de uma frente fria deixa o tempo encoberto e chuvoso o dia todo no estado, segundo a Climatempo, com previsão de chuva forte entre esta noite e a manhã de sábado (2).

Rajadas de vento forte de até 60 km/h também estão previstas, além de alerta de temporais e raios e ressaca no litoral.

Por causa da chuva forte, os garis resolveram suspender a greve até segunda-feira (4).

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste