Cotidiano
STJ concede liberdade ao jornalista Arimatéia Azevedo

Publicado
3 meses atrásem
Por
redacaoO Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, por unanimidade, nesta terça-feira (24), o Habeas Corpus que dá liberdade ao jornalista Arimatéia Azevedo, que cumpre prisão preventiva desde 12 de junho deste ano, portanto há 160 dias.
O jornalista é acusado, sem qualquer prova concreta, de extorsão após ter noticiado no Portal AZ o suposto erro médico do cirurgião plástico Alexandre Andrade na paciente Emanuela Ferraz.
Em sua fala, o ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz ressaltou que a prisão preventiva foi uma medida muito drástica “sem até que se explicasse a insuficiência ou a inadequação de outras cautelas alternativas à medida mais gravosa”.
Afirmou ainda não ser proporcional a proibição do exercício da profissão, submetida a Arimatéia Azevedo pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Segundo Schietti, medida esta das mais contestáveis no processo.
Em seu voto, a ministra Laurita Vaz reforçou a desproporção e ressaltou a fragilidade dos elementos elencados. “Não são suficientes para a manutenção da custódia extrema, notadamente porque o crime não foi cometido com violência”, pontuou.
Com a concessão do Habeas Corpus, Arimatéia Azevedo responderá, a partir de então, o processo em liberdade e no pleno exercício de sua profissão.
Segundo a defesa do jornalista, numa análise mais criteriosa dos fatos e do Inquérito Policial N.º 2861/2020 do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí, é fácil perceber a fragilidade dos argumentos e a arbitrariedade da prisão.
“Tudo foi articulado apenas por meio de provas unicamente testemunhais, sem que se tenha dado ao acusado o seu amplo direto à defesa, o que é inadmissível do ponto de vista do processo penal”, afirma o advogado Palha Dias.
Ele acrescenta que os prints de WhatsApp – também apresentados pela polícia como prova – mostram que em nenhum momento houve menção de cobrança de valor financeiro nas conversas entre Arimatéia Azevedo e Alexandre Andrade, nem entre o jornalista e o advogado do médico.
“O que se vê e o que se lê nas trocas de mensagens é que, como manda o correto exercício da profissão, foi dado ao cirurgião plástico o devido espaço de defesa, onde este, por meio de nota, tentou explicar o erro médico do qual foi acusado”, ressalta.
Outra “prova” unicamente testemunhal, frágil e, portanto, de caráter questionável: Alexandre Andrade fala em pagamento em dinheiro vivo. No entanto, ele não apresentou fotos dos supostos pacotes, comprovantes de saques ou imagens da entrega, segundo a defesa.
Não haveria, assim, nada que ateste o que foi afirmado pelo denunciante. Se havia mesmo tentativa de extorsão, por que o médico não gerou provas concretas, como forma de até receber o valor de volta?, é um dos questionamentos postos.
Além disso, ao contrário do que aponta o denunciante, os referidos prints mostram que o interesse de conversar com Arimatéia Azevedo para partiu do próprio Alexandre Andrade, por intermédio do também médico e colega Paulo Márcio.
Como parte da investigação, consta ainda no Inquérito Policial 2861/2020, o pedido de interceptação telefônica e telemática e quebra de sigilo de dados, para a coleta de informações a partir de 01/01/2020 até a data do mandado, 08/06/2020.
Encerrada em 16/06/2020, a interceptação gerou relatório onde se lê: “durante o período de interceptação telefônica não foram gerados áudios relevantes para o objetivo da investigação”.
Nesse sentido, argumenta Palha Dias, mais um reforço para a constatação de que “estamos diante de uma exibição desnecessária de pirotecnia policial, eivada de abuso de autoridade e de ausência de provas”.
Fonte: portalaz.com.br
Foto: Wilson Nanaia
Leia também
Presidente do STJ concede prisão domiciliar ao jornalista Arimateia Azevedo
TJ-PI julga habeas corpus que pede a revogação da prisão do jornalista Arimateia Azevedo
Queiroz deixa presídio no Rio para cumprir prisão em casa
Sara Winter deixa a prisão após autorização de Alexandre de Moraes
Covid-19: Ex-coronel Correia Lima vai para prisão domiciliar
Tribunal de Justiça concede prisão domiciliar ao jornalista Arimateia Azevedo
Cotidiano
APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado
4 horas atrásem
3 de março de 2021Por
redacao
A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.
A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.
No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.
“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.
A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).
Com informações da APL
Cotidiano
Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado
1 semana atrásem
24 de fevereiro de 2021Por
redacao
Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.
Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.
Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.
“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.
Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.
Fonte: globo.com
Cotidiano
Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II
Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado
1 semana atrásem
22 de fevereiro de 2021Por
Fábio Sérvio
Câmara aprova Márcio Allan para presidir a Arsete

Empresários e trabalhadores de bares protestam contra decreto

Rio Longá sobe e atinge cota de inundação em Esperantina
Popular
- Cotidiano3 meses atrás
Artigo – A eleição já está ganha em Teresina?
- Cidades2 semanas atrás
No Piauí, 208 municípios registraram morte por Covid-19
- Cotidiano9 meses atrás
Brasil acumula 40.919 mortes por covid-19 e 802.828 casos positivos
- Brasil1 semana atrás
Carro com vice-governadora do Ceará é assaltado em Fortaleza
- Política1 semana atrás
Governo emite novo decreto e suspende atividades econômicas presenciais no Piauí
- Cidades3 semanas atrás
Covid-19: Mais sete mortes e 538 casos positivos foram confirmados em 24h
- Cidades3 dias atrás
Capitão da PM ameaça policiais da PRF com arma no Piauí; veja o vídeo
- Cidades3 semanas atrás
Piauí atinge 665 casos positivos e sete mortes de Covid-19 em 24h