Sites do Governo do Estado são retirados do ar após ataque de hacker

Os sites da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança do Piauí foram retirados do ar pela ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Piauí) após ataque de hacker na noite deste domingo (16).

ATI informou que os sites foram alvos de “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Luciano Aguiar, diretor técnico da ATI, explicou que a pichação, que é um tipo de ataque hacker, ocorre quando há um acesso indevido ao site, que sofre alterações visuais. Segundo ele, o ataque pode ter sido ocasionado por uma senha fraca de algum usuário ou vírus em um computador de algum servidor que facilitou o acesso externo.

“Isso é quando eu tenho um site, onde tenho um gerador de conteúdo (área de administração), onde o cara invadiu essa área e lá ele alterou a página principal do site. A gente chama de pichação é isso, ele entra e altera alguma coisa do site. Isso já aconteceu com o site da prefeitura e no governo federal. A gente ainda está fazendo um diagnóstico, mas pode ter sido uma senha fraca de um usuário ou vírus no computador dele. Algum hacker acessou o site e fez a pichação”, explicou.

A ATI in formou por meio de nota que as equipes seguem trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48 horas destes sites.

Confira a nota na íntegra
A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste