Conecte-se conosco

Cotidiano

Setor de serviços é a atividade mais atingida pela pandemia, aponta Fecomercio

Publicado

em

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apontou variação de -17,5% no Volume de Serviços no mês de agosto de 2020 na comparação com o mesmo mês do ano passado, no Estado do Piauí. A redução ocorreu após recuo de 25,8 % no mês de julho na mesma base de comparação. Segundo o Presidente da FECOMERCIO-PI Valdeci Cavalcante o setor serviços foi o mais afetado pelo isolamento das famílias, principalmente os serviços de transporte aéreo, serviços prestados as famílias, serviços de alojamentos e Alimentação e serviços audiovisuais. Atividades como alimentação fora de casa, hotéis e salões de beleza não voltaram a funcionar normalmente.
No acumulado de janeiro até agosto de 2020 o Volume de Serviços no Piauí mostrou retração de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste mesmo sentido, nos últimos 12 meses também houve queda de 13,3%.

O IBGE mede também a Receita Nominal proveniente das vendas de Serviços e neste mês de agosto este índice ficou em -17,4% comparado ao mesmo mês do ano de 2019. A incerteza da data de fabricação da vacina contra o coronavírus causou a maior queda no faturamento do setor.

A Pesquisa abrange os Serviços Prestados às Famílias; Serviços de Informação e Comunicação; Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares; Transportes, Serviços Auxiliares aos Transportes e Correio; Outros Setores.

Outro setor de serviços que voltou a piorar foi o de Transporte Rodoviário de Cargas que é responsável pela entrada dos produtos fabricados fora do Piauí, uma vez que na pandemia o Comerciante tinha muita dúvida na hora de pedir a mercadoria.

Com a moeda menos valorizada o setor de serviços vem perdendo força no segmento que depende de produtos importados. É o caso dos transportes de Aviões e Navios.
A maior queda no volume de Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares verificou-se nos serviços técnicos-profissionais de arquitetura e engenharia.

É importante registrar que o setor Serviços ocupa a primeira classificação na composição do PIB, bem como o segmento que mais emprega no Estado. Até agosto o Piauí mantém um estoque de 134.096 vagas de emprego neste segmento, sendo que só em agosto foram admitidos 2027, embora tenha sido mandado para casa um total de 1.977.

Cotidiano

APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.

A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.

No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.

“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.

A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).

Com informações da APL

Continue lendo

Cotidiano

Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado

em

Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.

Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.

Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.

“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.

Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Cotidiano

Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II

Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado

em

Continue lendo

Popular