Covid-19: Sesapi realiza investimentos em Parnaíba para conter a pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem realizando uma séria de investimentos na saúde de Parnaíba para combater a pandemia da Covid-19. A cidade conta com três hospitais exclusivos para o atendimento de pacientes acometidos pela doença.

Os moradores do município e das demais cidades da Planície Litorânea contam com 79 leitos clínicos e 27 UTI’s instaladas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, que desde o início da pandemia foi o centro de referência no combate à doença.

“Sempre estivemos atentos a situação da doença na cidade, procurando formas de levar mais estrutura, implantando uma rede de atendimento de alta complexidade para prestar um serviço de excelência à população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Preocupado com o crescimento dos casos na doença no primeiro pico da pandemia, em julho 2020, o secretário Florentino Neto articulou a abertura da clínica Promédica, que se tornou o anexo I do HEDA, na unidade, que continua em pleno funcionamento, estão implantados 59 leitos clínicos e mais três leitos de estabilização.

“Desde o começo da pandemia o Governo do Estado vem fazendo diversas ações de enfrentamento à doença em Parnaíba. A Promédica desde o ano passado está ajudando a desafogar os leito do HEDA, e trazer um atendimento célere para os pacientes acometidos com a Covid-19”, lembra o gestor.

Com o novo pico da pandemia enfrentado pelo país desde o início deste ano, a Sesapi, atenta à situação da doença na região litorânea, inaugurou mais uma unidade de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, se trata do Hospital Nossa Senhora de Fátima, anexo II do HEDA ,que conta com dez leitos de unidade de terapia intensiva e 20 leitos clínicos.

“Para a abertura do Hospital Nossa Senhora de Fátima, a Sesapi também realizou a instalação de um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura e um atendimento com mais eficiência”, lembra Florentino Neto.

Além do reforço na rede hospitalar da cidade de Parnaíba a Secretaria de Estado da Saúde também reforçou equipes do programa Busca Ativa e barreiras sanitárias, que ajudam no controle da doença na região. “Estamos com equipes trabalhando de forma intensificada, para evitar a propagação de casos. Nosso intuito é proporcionar um maior combate a proliferação da Covid-19”, disse o secretário.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste