Sesapi não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças

O Piauí vai vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 sem a exigência de prescrição médica, segundo informou o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, nesta segunda-feira (27). “Não vamos burocratizar a vacinação das nossas crianças. Assim que a vacina for encaminhada pelo Ministério da Saúde para o estado, as crianças vão ser vacinadas, sem nenhum tipo de exigência”, afirmou o secretário.

Segundo ele, o Piauí se posicionou desde o início da pandemia a favor da ciência e da vida. “Fomos o segundo estado brasileiro a protocolar junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) documento solicitando a análise técnica para vacinação desse público de 5 a 11 anos”, destaca. O gestor lembra que o estado também começou a vacinar os adolescentes antes mesmo do envio das doses pelo Ministério da Saúde. “Para o governador Wellington Dias vacinar todos os piauienses sempre foi uma prioridade”.

Conforme o secretário, a previsão é de que os imunizantes destinados para a vacinação das crianças cheguem no Piauí em janeiro de 2022. A vacina da Pfizer é a única aprovada no Brasil para esse público. As crianças também terão que receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina.

Herlon Guimarães, superintendente de Atenção Básica a Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde, destaca que toda a equipe técnica da atenção básica do estado já está revendo a logística de recebimento e encaminhamento das vacinas, buscando aprimorar cada vez mais o trabalho que já vem sendo feito desde o início da vacinação no estado.

“Seguiremos a logística de distribuição que estamos aplicando desde o inicio da imunização do estado. A partir do momento que o ministério nos informar do envio das doses, teremos o pessoal capacitado para recebê-las e encaminhar para nossa rede de frio, e de lá fazer a distribuição pelo estado. Qualquer recomendação especifica para essas doses que seja comunicada ao estado, nós definiremos a melhor maneira de garantir a chegada dos imunizantes até as crianças piauienses”, apontou o superintendente.

Cobertura vacinal
O Piauí atingiu 73,77% da população total vacinada com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid-19 e, ocupa o segundo lugar no ranking nacional, com o maior número de imunizados. “Isso é resultado de um trabalho criterioso realizado pelo estado e municípios para proteger a população contra esse vírus que já matou 7.270 piauienses”, afirma Florentino.

Para ele, a grande preocupação é a circulação da variante ômicrom do novo coronavírus, que deve contaminar, principalmente, as pessoas que não se imunizaram ou concluíram os ciclos de vacinação. “Por isso, quem estiver com a vacina em atraso deve procurar um posto de vacinação e atualizar a caderneta. A vacina salva vidas.”

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste