Sesapi mantém vigilância contra casos de influenza

A Secretaria de Estado da Saúde dando sequência aos trabalhos que o estado vem realizando no monitoramento e vigilância sobre os casos de influenza, detectando um aumento da procura por atendimento nas unidades hospitalares, torna público uma nota de alerta para todos os municípios, orientando as condutas de atendimento da população que procurar os serviços de saúde.

Herlon Guimarães, superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, destaca que neste período de chuvas que o estado se encontra, existe a tendência do aumento destes casos e que é importante , além de um fortalecimento da rede de saúde, que a população também coopere para reduzir os riscos de infecção.

“Manter a prevenção que já aprendemos durante a covid-19 é uma forma de reduzir os casos de infecção. Utilização de máscaras, lavagem das mãos, evitar aglomerações, são medidas que também nos ajudam a controlar a influenza”, aponta o superintendente.

Desde a última semana o estado do Piauí vem garantindo a entrega de medicamentos para as suas unidades hospitalares, capacitando essas unidades a dar um atendimento adequado para a população piauiense. O Secretário Florentino Neto destacou que esse preparo das unidades hospitalares respeita as orientações do ministério da saúde para o uso de medicamento junto a população.

“Seguimos um protocolo de uso desses medicamentos que já foi instituído pelo ministério da saúde em campanhas anteriores de enfrentamento a influenza. Esse protocolo foi repassado para todos os nossos municípios e garante mais qualidade no atendimento da população nesse momento”, aponta o secretário.

O Secretario informou ainda que a Sesapi já realizou pedido para o ministério da saúde para o envio de mais medicação.

“Nós já recebemos nesta quarta-feira uma resposta do ministério que próxima semana podemos estar recebendo mais medicação, e logo esses remédios cheguem aqui no estado, estaremos trabalhando para envia-los até as nossas unidades hospitalares”, aponta o secretário.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste