Conecte-se conosco

Cotidiano

Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19

Publicado

em

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), deu início hoje (17/11) à primeira triagem dos pacientes com sequelas da Covid-19. São cinco pacientes que vão passar pelo processo de reabilitação no Centro Integrado de Reabilitação(Ceir), localizado em Teresina. São pessoas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento de Covid em leitos do SUS.

Estes pacientes ficaram com alguma sequela neurológica ou respiratória por causa da doença e tiveram indicação de reabilitação. Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram Covid têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.

De acordo com Superintende Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar com disponibilidade dos de consultório médico; Centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raio-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e E.C.G; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. “Ao todo, o Ceir disponibilizará 200 vagas para terapias, no horário de 17h às 21h, de segunda a sexta-feira”, afirma.

Para o Coordenador de Serviço pós-Covid do Ceir, fisioterapeuta Gustavo Lima, os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico. “Com a triagem, vamos saber quais as necessidades de cada paciente e poderemos começar o tratamento adequado. Eles vão passar por constantes avaliações para saber a evolução e a melhora”, diz o coordenador.

O Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que os pacientes que vão passar pelo Ceir devem ser regulados por uma Unidade Básica de Saúde(UBS). “Os pacientes vão para o Centro de Reabilitação via triagem do SUS. O Piauí é um dos primeiros Estados do país a ofertar este tipo de serviço para parcela da população que teve comprometimento ou sequelas por causa da Covid-19”, diz Herlon.

Fonte: Sesapi

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.

A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.

No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.

“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.

A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).

Com informações da APL

Continue lendo

Cotidiano

Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado

em

Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.

Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.

Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.

“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.

Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Cotidiano

Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II

Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado

em

Continue lendo

Popular