Conecte-se conosco

Cotidiano

Sesapi encaminha quatro pacientes para realização de transplantes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do programa de Tratamento Fora do Domicilio (TFD), enviou quatro pacientes para realizaram transplante de rins em Fortaleza, nos meses de outubro e novembro.

Entre os quatro pacientes que viajaram por meio do TFD, para realizar o transplante, está a dona de casa Izolete Maria Andrade, de 52 anos, que teve o procedimento cirúrgico feito no dia 26 de outubro.

“Eu tive a graça de receber uma ligação na madrugada do dia 26 de outubro, por meio da Central de Transplantes, informando a mim que teria um rim compatível comigo em Fortaleza. Prontamente entrei em contato com a assistente social do TFD, que disponibilizou um táxi-aéreo para me levar até a cidade onde eu realizei meu transplante, já que eu só tinha apenas seis horas para chegar ao hospital e sem a ajuda do programa eu não teria conseguido. Hoje estou me recuperando e me sentindo muito bem”, relata a paciente.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os voos entre Teresina e Fortaleza foram suspensos, com isso a Sesapi teve que recorrer a empresas de táxi-aéreo, para que esses pacientes possam chegar em tempo hábil para a realização dos transplantes. “Um paciente que está na fila de espera por um transplante, quando é chamado para a cirurgia, tem no máximo seis horas para chegar ao hospital de referência e com a suspensão dos voos entre Teresina e Fortaleza tivemos que buscar as empresas de fretamento aéreo, para que esses assistidos não perdessem o prazo para a cirurgia”, explica a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio, Vanessa Sousa.

O TFD é um instrumento legal que visa a garantir, pelo SUS, o tratamento de média e alta complexidade a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município ou estado de residência. O programa oferece aos beneficiários tratamentos ambulatoriais e hospitalares/cirúrgico previamente agendado, passagens de ida e volta – aos beneficiários e se necessário, ao acompanhante no mesmo valor, para que possam deslocar-se até o destino agendado e retorno à cidade de origem, ajuda de custo para alimentação para o beneficiário e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento, e ainda, responsabilização pelas despesas decorrentes de óbito do beneficiário no local encaminhado para tratamento.

“Contamos com uma equipe de assistentes sociais que ficam 24 horas de plantão. Para que nossos pacientes possam ter atendimento, que facilite o seu deslocamento, no momento que são chamados pelos hospitais”, destaca a coordenadora.

Para ter acesso ao Tratamento Fora do Domicílio o usuário deve ser encaminhado pelo médico do SUS, com toda a documentação pessoal e laudo médico, e dar entrada no protocolo do TFD, que fica localizado no prédio da Farmácia do Povo, na Rua David Caldas, nº 398, Centro/Norte, 1º andar – Cruzamento com a Rua Areolino de Abreu, próxima à Caixa Econômica.

Fonte: CCOM

Cotidiano

APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.

A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.

No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.

“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.

A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).

Com informações da APL

Continue lendo

Cotidiano

Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado

em

Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.

Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.

Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.

“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.

Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Cotidiano

Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II

Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado

em

Continue lendo

Popular