A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou, na manhã desta quinta-feira (07), a ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública hospitalar devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 no Estado. Serão reabertos 41 leitos em seis municípios.

A decisão se deu durante reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, com o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade, Alderico Tavares, e com a diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Joselma Oliveira.

“Estamos sempre monitorando a situação da pandemia em nosso estado e preocupados com esse aumento de internações, estamos disponibilizando 41 leitos de UTI para casos haja necessidade de internação. A Sesapi faz uma avaliação permanente da evolução da doença e não vamos deixar faltar leitos para nossa população”, ressaltou o secretário Neris Júnior.

Segundo o secretário, a medida tem o objetivo de prevenir e prevenir a falta de leitos no estado. O gestor reforçou ainda a importância da cobertura vacinal contra a Covid-19 e fez um apelo à população.

“Atualize sua carteira vacinal, tome sua dose de reforço e assim nos ajude a combater a Covid-19”.

Distribuição de leitos:
Hospital Tibério Nunes (Floriano) – 10 leitos
Hospital Dirceu Arcoverde (Parnaíba) – 10 leitos
Hospital Chagas Rodrigues (Piripiri) – 5 leitos
Hospital Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus) – 1 leito
Hospital Cândido Ferras (São Raimundo Nonato) – 1 leito

Teresina:
Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – 10 leitos
Hospital Infantil Lucídio Portella – 2 leitos
Maternidade Evangelina Rosa – 1 leito
Hospital da Polícia Militar – 1 leito

Situação da Covid no Piauí
O último o Boletim Epidemiológico da Sesapi informou que até essa quarta-feira (6), 176 leitos da rede hospitalar estadual estavam ocupados. Destes, 134 são clínicos, 29 UTIs e 13 são de estabilização.

Dez pacientes estão na UTI do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, três no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, quatro no Hospital Regional Tibério Nunes, um no Hospital Regional Chagas Rodrigues e um no Hospital Infantil Lucídio Portella.

Outros 10 pacientes estão internados em hospitais particulares do Piauí. O estado já tem no total 7.784 mortes provocadas pela doença desde o início da pandemia.

Fonte: Sesapi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *