Semar define ações nas praias do Piauí após aparecimento de tubarões

Pautas como monitoramento, segurança e comunicação nas praias piauienses foram levantadas na reunião que aconteceu na tarde desta segunda-feira (07), em Luís Correia. O objetivo do encontro foi discutir as ações dos órgãos, devido ao aparecimento de tubarões próximos as áreas de banho na região.

Na ocasião estavam presentes representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e de Luis Correia, Secretaria de Estado do Turismo, Setur e Prefeitura de Luis Correia, CIPTur, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Associação do Instituto Tartarugas do Delta.

A superintendente do Turismo, Carina Camara, fala sobre o plano de ação inicial. “Diante do episódio, quando fomos informados, resolvemos entrar em contato com todos os órgãos envolvidos para alinharmos um trabalho em conjunto das ações e, assim, manter os turistas informados de tudo. O trabalho foi dividido em três ações: o monitoramento feito pelos técnicos, segurança e orientação com o Corpo de Bombeiros, CIPTur e Marinha e a comunicação conjunta dos demais órgãos”, explica.

“O aparecimento de tubarões no litoral é bem comum, na verdade. Os pescadores já conhecem e relatam sobre. Não é motivo para alarme, é claro que é preciso precaução, pois se ele está na área, não pode ser permitido a presença das pessoas naquele momento, pois pode haver algum ataque acidental. Aqui no Piauí, ainda não conseguimos ver um impacto ambiental que ocasione essa presença deles”, explica o professor do curso de Engenharia de Pesca, Cezar Fernandes.

Em destaque, o representante do Corpo de Bombeiros informou que já está com uma equipe em campo, orientando os turistas. “Nós estamos orientando aos banhistas que ao entrar na água tenham muita atenção, especialmente com as crianças. Que a água fique pelo menos até a altura da cintura e se verificarem algo diferente ao redor, a orientação é sair da água. Assim como evitar a água do mar no período entre o pôr do sol e o nascer do sol e, em caso de sangramentos, evitar o banho de mar”, frisa o tenente Lima Filho.

Sádia Castro, secretária de Meio Ambiente do Estado, acrescenta que, nesse momento, o importante é o monitoramento. “Não existe indicativo de interdição das praias, a situação não sugere isso. Esse é o momento de informação e orientação em conjunto. Estamos em um momento de flexibilização do isolamento social e naturalmente as pessoas estão retomando as viagens, voltando a frequentar o litoral. Mas é essencial pensarmos na segurança dos banhistas e dos frequentadores da nossa praia, e também, em relação à conservação ambiental”, conclui a gestora.

“Conforme o trabalho for avançando, as equipes irão se articulando. Hoje separamos as ações e nós da Prefeitura de Luis Correia ficamos responsáveis por manter os empresários informados e mantê-los tranquilos com todos os passos que serão dados daqui pra frente”, finaliza Joselina Rocha, secretária de Turismo de Luis Correia.

Fonte: CCOM

relacionadas

talvez você goste