Seduc entrega passe livre aos estudantes que vão fazer Enem

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, na manhã desta segunda-feira (11), a entrega dos cartões do Programa Passe Livre para estudantes que farão as provas do Enem em Teresina. Quatro estudantes, um de cada Gerência Regional da capital (4ª, 19ª, 20ª, 21ª) e um aluno do município de Nazária (18ª GRE), que utilizará o Passe Livre intermunicipal, receberam seus cartões representando os 5.500 alunos beneficiados com o passe.

O benefício contém quatro passagens de ônibus, garantindo assim que o estudante possa se deslocar até o local de prova nos dois dias do certame. O evento aconteceu de forma virtual, na abertura do Aulão Pré-Enem, que será transmitido pelo Youtube do Canal Educação.

No interior do estado, a Seduc está organizando a logística de deslocamento dos estudantes dos municípios onde estudam até as 34 cidades polo de aplicação das provas do Enem.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, explica que o Governo do Estado criou o Passe Livre há cinco anos.

“A Seduc não tem medido esforços para que tudo ocorra na maior tranquilidade, assim como foram as revisões do Pré-Enem Live durante todo o ano de 2020. De lá para cá, nos esforçamos para que essa ação aconteça e que o Piauí se mantenha em destaque na taxa de estudantes presentes no dia das provas, como nos quatro anos anteriores”, afirma Ellen.

“Estou confiante. Fiz uma preparação com o acompanhamento das aulas e com material didático que tenho em casa”, disse o estudante Carlos Kildere Aurélio de Sousa Nogueira, aluno do Ceti Moacir Madeira Campos, que representou os estudantes da 19ª GRE de Teresina.

A estudante Mariana Cristina da Silva Nascimento, da escola Hilton Leite, de Nazária, disse que foi um momento difícil esse ano que passou. “Foi um momento complicado, esse de pandemia, mas estamos aqui confiantes em um bom desempenho nas provas”. A estudante que vai fazer a prova na UFPI representou os demais estudantes da 18ª GRE.

O Programa Passe Livre, integrado às demais ações do Pré-Enem, garantiu que por quatro anos consecutivos o Piauí fosse o estado com a maior taxa de presença no dia das provas. O Piauí tem 135.178 inscritos para o Enem. As provas acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro. A aplicação do Enem digital será no dia 31 deste mês.

Para a gerente da 21ª Gerência Regional de Educação, Valderice Carvalho, esse foi um ano atípico, mas proveitoso.

“O empenho da Seduc para que as aulas continuassem acontecendo foi bastante positivo, as escolas atenderam as demandas, os gestores se empenharam muito. Toda as equipes escolares, junto com os professores, tornaram tudo mais acessível de forma que foram disponibilizados para as escolas, os meios disponibilizados foram utilizados ao máximo”, afirma.

A Gerente da 20ª GRE, Luísa Maria Vieira disse que as escolas já estão recebendo os passes.

“Convocamos os diretores para que compareçam a 20ª GRE, para que eles recebam os cartões e assim fazer o chamamento dos alunos que vão fazer o Enem para receber seus passes”, afirma.

Fonte: Seduc

relacionadas

talvez você goste