O Seminário Língua Viva recebeu na noite desta quarta-feira (8) o músico Lívio Romano Tragtenberg, que trouxe para o público o show “O que se ouviu e não se ouviu na Semana de 22”. Lívio é compositor, produtor musical, professor, teórico musical e tem experiência na área de Ensino Musical. A apresentação ocorreu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também contou com a presença do Vice-reitor Viriato Campelo, que mediou o show.

Para Viriato, Lívio Trangtenberg é uma referência para a música instrumental e experimental brasileira, e consegue fazer essa interligação com a Semana de 22. Viriato também citou os encontros do “Esquenta Salipi”, no qual, ao longo de quatro lives, conseguiu debater a música, arquitetura, teatro e a tropicália em torno da Semana de Arte Moderna de 1922. “Para concretizar todos esses debates, pensamos em um espetáculo musical que fosse voltado para essa mesma temática da Semana de 22 e que trabalhasse grandes poetas como Sousândrade, Mário Faustino, Torquato Neto, Haroldo de Campos e entre outros”, destacou o Vice-Reitor.

Lívio contou com a participação dos músicos Esteban Pascual (SP) e Emerson Boy (PI/SP), e trouxe um repertório musical com parte das músicas pautadas nos textos “Brasão” e “Poema Balada” de Mário Faustino, além de refazer a versão da música “Let’s Play That” de Torquato Neto, ambos poetas que marcaram a história da poesia piauiense. Sua apresentação teve início com o resgate das obras do poeta maranhense Joaquim Sousândrade, através do trecho “O inferno de Wall Street”, do poema O Guesa Errante, e teve continuidade com músicas como “Controle” e “Missa dos vermes”.

Ao final da apresentação, Lívio agradeceu ao público presente e afirmou que é uma honra estar participando do Salipi 2022. “Fiz algumas músicas especialmente para hoje e fico feliz em apresentá-las para o público do Piauí”. A plateia também teve a oportunidade de interagir com o músico por meio de perguntas, dúvidas e elogios.

O vídeo da palestra de hoje está disponível no Canal da UFPI TV no Youtube.

Confira a playlist das lives e acompanhe as transmissões dos eventos do Salipi pelo Youtube.

Fonte: UFPI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *