Romeu Zema declara apoio à reeleição de Bolsonaro

O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta 3ª feira (4.out.2022). Deu a declaração ao lado de Bolsonaro no Palácio da Alvorada.

“Não poderia deixar neste momento de estar aqui colocando nossas divergências de lado. Sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro, sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras, não, mas é momento em que Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário”, disse Zema.

O político do partido Novo declarou acreditar no crescimento do resultado de Bolsonaro em Minas Gerais. “O eleitor é pragmático e ficou erroneamente na memória do brasileiro uma ideia de que, nos anos Lula, tivemos uma prosperidade. Sempre comparo que, naquele período, foi como se um atleta tivesse tomado anabolizante. No primeiro momento, foi muito bom. Primeiro, muito músculo, muita força. Depois problemas renais, de impotência, cardíacos”.

Romeu Zema foi reeleito governador do Estado de Minas Gerais em 2 de outubro. Ele teve 56,18% dos votos válidos e governará o 2º maior colégio eleitoral do país por mais 4 anos. Alexandre Kalil (PSD), adversário direto de Zema durante toda a campanha no Estado, teve 3.805.182 votos, ou seja, 35,08% dos votos válidos. Zema teve 6.094.136 votos, 56,18% dos votos válidos.

O governador reeleito apoiou e fez palanque para o candidato do seu partido à presidência Felipe D’Ávila no 1º turno. Kalil concorreu no Estado com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para se contrapor ao seu principal rival, Zema manteve a estratégia de 2018, com críticas à gestão do seu antecessor, o ex-governador Fernando Pimentel (PT).

Por outro lado, seu principal rival na disputa tentou se desassociar de Pimentel e defendeu que críticas a ele devem ser focadas em seu mandato como prefeito de Belo Horizonte (2017-2022).

Apesar de não se aliar diretamente ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoiou Carlos Viana (PL) no Estado, Zema manteve alinhamento com o presidente nos 2 pleitos que disputou.

Em julho, Bolsonaro se reuniu com o governador, mas não recebeu acenos concretos de apoio, por isso bateu o martelo sobre apoiar Viana. Durante entrevista à também rádio mineira 98 Live, em 19 de agosto, Bolsonaro declarou não ter fechado com Zema porque o governador passou a ter um candidato à Presidência.

2º MAIOR COLÉGIO ELEITORAL
O ex-presidente Lula teve 5.802.571 votos votos em Minas Gerais no 1º turno. Bolsonaro, 5.239.264 votos. O Estado é o 2º maior colégio eleitoral do Brasil e, historicamente, reflete o resultado nacional da eleição.

Nos períodos democráticos do Brasil, o resultado da eleição presidencial em Minas Gerais tem sido um indicativo de quem será o chefe do Executivo federal. Dos 9 presidentes eleitos por votação direta, 8 receberam a bênção dos mineiros. A única exceção foi na disputa de 1950.

Na tentativa de reduzir a vantagem de Lula no Estado, Bolsonaro disse que pretende ir a compromissos em diversas cidades mineiras.

Fonte: Poder360

relacionadas

talvez você goste