O senador Ciro Nogueira (PP-PI) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “Robin Hood às avessas” ao criticar o programa que concede descontos a carros populares anunciado pelo governo federal. Segundo o ex-ministro, o petista está tirando dinheiro dos pobres para “dar aos ricos”.

“Como explicar a motivação por trás da MP dos carros populares, que antecipa a reoneração do diesel, encarecendo alimentos e transporte público, para financiar um programa de aquisição de veículos que custarão a partir de R$ 60mil?”, escreveu em seu perfil no Twitter.

O programa, anunciado pelo ministro Fernando Haddad (Fazenda), concede descontos para carros populares de até R$ 120 mil. Além dos veículos populares, o programa também contempla ônibus e caminhões. O percentual de descontos varia de 1,6% a 11,6%.

Os descontos serão feitos de forma escalonada, de acordo com o social (preço do carro), componentes nacionais (quantas peças são feitas no Brasil) e eficiência energética (etanol será privilegiado). Ou seja, quanto menor o valor do veículo, mais peças produzidas no país e mais sustentável, maior será o desconto no automóvel.

Da Redação
Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *