A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) divulgou um boletim nesta quarta-feira (5) informando que em Floriano, no Sul do Piauí, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,14m, abaixo da cota de inundação 84cm, sendo previsto que o nível continue diminuindo nas próximas 8 horas para valores próximo a 8,12 m, caso não ocorram grandes precipitações no intervalo da previsão.

De acordo com o boletim, a cota de inundação naquelas cidades é definida em 8,98m, indicando que, no momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Teresina e Timon
Em Teresina e Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,60 m, já em cota de alerta, sendo prevista uma elevação do nível para algo em torno da cota de 5,74 m nas próximas 8 h, uma elevação de 14 cm nas próximas 8 horas

Já em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,81 m, devendo aumentar para valores próximos a 4,88 m nas próximas 12 h, ficando acima da cota de atenção 88 cm.

Tendo em vista os ainda relativamente baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina, Marataoan em Barras e Longá em Esperantina apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas.

A cota atual do rio Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, zona rural de Teresina, é de 4,07 m, devendo manter se estável nas próximas 10h e com valores em torno de 4,01 m, e mantendo-se em situação de normalidade. Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 2,86 m, valor que deve ter uma elevação para 2,98 m nas próximas 8 h, ainda em situação de normalidade. Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 3,83m, devendo ter uma elevação no nível para valores em torno de 3,91 m nas próximas 8 horas, também em situação de normalidade.

Rio Parnaíba em Uruçuí
Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí e Benedito Leite/MA, o somatório das vazões das estações vizinhas localizadas no próprio rio Parnaíba na localidade Sítio do Velho, no rio Uruçuí Preto na localidade Fazenda Bandeira e no rio das Balsas na localidade São Félix de Balsas (os três rios que contribuem para o volume de água que ora escoa pelas duas cidades), apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.770 m³/s, continuando com uma lenta diminuição do volume. O valor máximo ocorreu às 10h da manhã do dia 03/01/2022 com valores próximos a 2120 m³/s.

A CPRM confirmou que continuará monitorando a situação hidrológica da bacia.

Com informações da CPRM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *