Corrida solidária foi realizada no último sábado

RFCC-PI realiza corrida solidária em prol da saúde mental dos pacientes oncológicos

Aconteceu no último sábado (29/4) a corrida solidária organizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-PI) promovendo a Campanha Preciso Viver. A campanha tem como objetivo dar visibilidade às discussões em torno da saúde mental do paciente oncológico, que muitas vezes sofre com a depressão e ansiedade, que surge a partir da descoberta do câncer e de seu tratamento.

Foram realizadas 200 inscrições para a corrida, com a presença de crianças, adultos, amantes do esporte e até mesmo da equipe organizadora. Para a corredora, Laiane Soares, o evento é muito importante por dar essa atenção aos pacientes oncológicos. “Eu já participo de alguns projetos da RFCC/PI, já há quatro anos, e sempre estou acompanhando as campanhas e faço questão de estar presente”, disse.

De acordo com a voluntária da RFCC/PI, Dulce Furtado, a corrida é uma ação de conscientização, voltada para o cuidado da saúde mental do paciente, ressaltando a importância e impacto positivo que essas discussões têm em suas vidas.

“É essencial para o paciente entender que a sua saúde mental é muito importante, e que deve, de alguma forma, sempre estar cuidando da mente”, explicou.

A presidente da RFCC/PI, Carmem Campelo, marcou presença no evento participando da corrida junto com todos os outros corredores e destacou o impacto positivo que a corrida tem, não apenas aos pacientes oncológicos, mas também para qualquer pessoa, visto os benefícios que a corrida tem em relação ao físico e psicológico.

“A gente pensou na corrida solidária como um coadjuvante da saúde mental do paciente e de qualquer pessoa, pois se você está bem psicologicamente, isso ajuda a enfrentar ou até mesmo evitar o câncer”, disse. Enquanto a organização ficou a cargo dos voluntários e colaboradores da rede, que se uniram para criação dessa ação solidária. “A organização partiu dos voluntários e das empresas colaboradores da rede, e foi um evento simples de apenas 200 participantes, um evento simbólico, mas foi até mais do que esperávamos, e participar da corrida foi muito bom, porque faz toda uma diferença quando você corre sabendo que é por uma causa nobre”, complementou a presidente da RFCC/PI.


RFCC-PI realiza corrida solidária em prol da saúde mental dos pacientes oncológicos
RFCC-PI realiza corrida solidária em prol da saúde mental dos pacientes oncológicos

Fonte: Ascom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste