O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito no segundo turno para um novo mandato à frente do estado. É a terceira vez que ele assume o cargo, após uma passagem pelo Palácio Anchieta entre 2011 e 2014. Casagrande disputava o segundo turno com o ex-deputado federal Carlos Manato (PL).

O pessebista liderou isoladamente a disputa durante toda a campanha para o primeiro turno nas eleições de 2022. Audifax Barcelos (Rede), Guerino Zanon (PSD), Capitão Vinicius Sousa (PSTU), Aridelmo Teixeira (Novo) e Cláudio Paiva (PRTB) eram os outros candidatos.

Casagrande e o PT
Nascido em Castelo (ES) e formado em engenharia florestal e direito, Casagrande, 61, iniciou sua carreira política no PCdoB, migrou para o MDB e, por fim, para o PSB. Além de governar o Espírito Santo, já foi deputado estadual e federal, vice-governador e senador pelo estado.

Para as eleições de 2022, recebeu apoio do PT, já que sua sigla faz parte da chapa de Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas, em contrapartida, retiraram a candidatura do senador Fabiano Contarato ao governo. Ainda assim, Casagrande foi acusado ao longo da campanha de esconder o ex-presidente.

Fonte: Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *