Regina Sousa decreta o fim do uso de máscaras em ambientes fechados

A governadora Regina Sousa (PT) assinou nesta quarta-feira (24) o decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes fechados no Piauí. O decreto deve ser publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado.

“Ficaram só recomendações e algumas restrições para alguns locais como, por exemplo, os hospitais. Nos ambientes de saúde tanto o cliente como o trabalhador deverão usar máscara. A gente está mantendo também o uso no transporte coletivo, mas o resto é da consciência das pessoas”, afirmou.

O documento segue os parâmetros recomendados pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE).

A decisão pela flexibilização do uso de máscaras advém da queda nos índices epidemiológicos do Piauí. Os últimos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19, da 33ª semana (14 a 20 de agosto), que apresentou uma queda de 50% nos óbitos e 44 % nos casos da doença, em comparação a 32ª semana.

Os números de internações também apresentaram uma queda, junto com a taxa de transmissibilidade, que saiu de 0,90 para 0,73. “Nos embasamos nos últimos dados de internação e taxa de transmissão para enviar este documento à governadora. Assim que o decreto estiver pronto vamos está liberando o uso de máscaras em ambientes fechados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

A obrigatoriedade das máscaras será mantida em ambientes de saúde, transportes coletivos e a orientação para que idosos e imunossuprimidos possam manter a utilização.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste