Rainha Elizabeth II inaugura celebrações do Jubileu de Platina em Londres

A rainha Elizabeth II chegou na manhã desta quinta-feira (2) para a abertura oficial do Jubileu de Platina. Milhares de pessoas estão reunidas nos arredores do Palácio de Buckingham para acompanhar a festividade, que celebra os 70 anos de reinado da monarca e terá, até domingo, mais de 200 mil eventos planejados, milhões de participantes e um bilhão de telespectadores.

Quase 1.500 militares da Guarda Real, com suas bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com o tradicional “Desfile do Estandarte”. Acompanhada por seu primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudou as tropas da sacada.

“Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, afirmou a rainha, de 96 anos, em uma mensagem divulgada antes dos festejos.

Outros integrantes da família real chegaram para a celebração em carruagens, como as esposas de Charles e William, Camilla e Catherine, de 74 e 40 anos respectivamente. Acompanhadas dos filhos do casal William e Kate, elas desfilaram pela famosa avenida The Mall até o Palácio de Buckingham.

Organizado há 250 anos para celebrar o aniversário oficial do monarca britânico, o desfile militar tem sua origem nos antigos preparativos para a guerra, quando todas as bandeiras do exército eram exibidas para que os soldados as reconhecessem durante as batalhas.

Cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia, este ano o desfile coincide com o início do Jubileu de Platina.

Onipresentes, as bandeiras britânicas eram oferecidas por vendedores ambulantes e apareciam em sacolas, balões e peças de roupa da multidão.

Os 70 anos de reinado de Elizabeth foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, sua família e seu povo “unidade, prosperidade e paz”.

Rainha Elizabeth II inaugura celebrações do Jubileu de Platina em Londres
Rainha Elizabeth II celebra jubileu de platina

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste