O governador Rafael Fonteles participou nesta quinta-feira (18) de reunião com 152 prefeitos piauienses para tratar do regime de colaboração entre Estado e municípios em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Saneamento Básico. O encontro foi realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

“A ideia com essa reunião é fazer pactuações em diversas áreas com os municípios, sobretudo na saúde, transporte escolar, esgotamento sanitário e na universalização das águas potáveis, além de tornar o nosso Estado cada vez mais digital para que todos tenham mais facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Governo do Piauí. Outro ponto que vamos reforçar é em relação à segurança pública, com o aumento de efetivo policial em todas as cidades”, ressaltou Rafael Fonteles. Ele ainda destacou que essas parcerias são necessárias para que as políticas públicas sejam efetivamente implantadas nos municípios para melhorar a vida dos piauienses

De acordo o presidente da APPM, prefeito Toninho de Caridade, o encontro foi importante para reafirmar as pactuações entre o Estado e os municípios.

“Esse encontro é importante para o Estado e para os municípios. O governador apresentou a metodologia nas áreas que ele pretende alavancar e a ideia é fazer isso de forma integrada aos municípios. Todos queremos que o Piauí dê certo e isso só funciona com essa parceria para ajustar ainda mais o programa de governo e como isso as ações devem chegar de fato à população piauiense”, ressaltou o gestor.

Dentre as ações apresentadas pelo governador está a ampliação do efetivo da segurança nos municípios. Somente em 2023, a meta é aumentar o efetivo em 1.650 profissionais, sendo que 1.100 serão nomeados e 500 serão chamados para o curso de formação já em julho. Rafael Fonteles ainda ressaltou que o objetivo é ter quatro mil novos policiais até o fim da atual gestão.

Outro ponto da reunião foi a transformação para um Estado cada vez mais digital, com mais serviços sendo realizados de forma on-line. A ideia é integrar diversos dados e serviços em uma plataforma única (que já está sendo implementada) e o cidadão vai usufruir de todos os serviços por meio do site gov.pi.

E não será apenas os cidadãos que serão beneficiados com essa integração digital. As empresas também devem usufruir dos serviços on-line, sobretudo no que se refere ao processo de registro, que deve ocorrer de modo mais rápido e sem tantas burocracias, o que vai possibilitar uma maior geração de emprego e renda no estado.

Telessaúde
Ainda dentro da proposta de ter um Piauí mais digital, o governador falou sobre o projeto de telessaúde, que deve ser levado para todo o estado e servir de referência para o Brasil. Atualmente, o modelo já está sendo desenvolvido em Piripiri, dentro de um projeto piloto.

Educação
Já na área da Educação, o governador ressaltou a importância de uma parceria para melhorar o transporte escolar e também a necessidade das crianças serem alfabetizadas na idade certa.

Saneamento básico
Em relação ao saneamento básico, os prefeitos foram lembrados do novo marco do saneamento que deve ser cumprido por todos. Com isso, a ideia é acabar com a falta de água e levar saneamento básico à população, especialmente das áreas urbanas.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *