O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (25), da posse do novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques Sousa da Silva. A solenidade ocorreu na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, Centro da capital. Além da mensagem de boas vindas, Fonteles manifestou o desejo de manter parcerias com a igreja católica.

“Recebemos com toda alegria Dom Juarez, que já foi bispo de Oeiras e de Parnaíba e possui um grande trabalho voltado para a área social, além de cuidar muito bem do povo de Deus. Não tenho dúvida que os fiéis e o clero de Teresina irão acolher Dom Juarez da melhor forma possível e ele poderá fazer seu trabalho e sua missão evangelizadora” declarou o governador.

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles ainda entregou uma placa de agradecimento do Governo do Estado a Dom Jacinto, pelos serviços à frente da igreja em Teresina. “Estamos entregando esta placa em nome do povo do Piauí para Dom Jacinto por tão bem unir e orientar os fiéis piauienses à frente da Arquidiocese de Teresina”, ressaltou o governador.

Natural de Barras, Dom Juarez é o oitavo arcebispo de Teresina e o primeiro piauiense a ocupar o cargo. Antes, ele era bispo da diocese de Parnaíba. Dom Juarez substitui Dom Jacinto Brito, que se afastou do governo da igreja, ao completar 75 anos. Os dois subiram juntos ao altar montado na porta principal da igreja Das Dores.

“Aqui estou em nome de Deus e na força do Espírito Santo, com esperança para tomar posse. Venho aqui para pertencer a vocês. Permito-me que tomem posse de mim”, disse em sua primeira homilia, o novo arcebispo.

O novo arcebispo ainda destacou que está de coração aberto para exercer sua nova missão. “Peço a todo o Povo de Deus que ore por mim, para que juntos caminhemos na Igreja Santa de Deus a serviço da vida e da plenitude no Reino de Deus”, ressaltou.

A igreja católica mantém parcerias com o governo do Piauí em ações voltadas para o povo do campo e para a área social, sendo que várias ações são realizadas em parceria com a  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). “A igreja trabalha com comunidades. Em Oeiras temos o exemplo do Padre João, que move muitas coisas em parceria com o estado. Há vários projetos que a comunidade tem acesso através da igreja, como distribuição de cestas básicas, entre outros. A igreja católica é uma grande parceira do nosso estado”, destacou a secretária da Sasc, Regina Sousa.

O governador ainda aproveitou a oportunidade para destacar a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema a fome, e também para pedir orações para que possa exercer um governo voltado para todos, mas, sobretudo, para os mais necessitados. “Como governador estarei me esforçando para que o Estado priorize as políticas públicas para os mais necessitados e discriminados, como nós ensinou nosso mestre maior. Aproveito o momento para pedir suas orações e da comunidade para que meu governo siga nessa direção e nesse sentido estaremos caminhando juntos na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, finalizou Rafael Fonteles.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *