O governador Rafael Fonteles (PT) lançou nesta terça-feira (16) o Programa Piauí + Genética no Palácio de Karnak. O Programa, que tem investimento garantido de R$ 20 milhões para esta primeira fase, engloba projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético dos rebanhos de bovino, caprinos e ovinos, com o uso da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o programa tem como meta a realização de 200 mil protocolos de inseminação artificial de bovinos, caprinos e ovinos, a realização de atividades de capacitação na temática da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) para 20 mil criadores, além da elaboração de 20 mil propostas de crédito rural, visando a ampliação e a utilização da tecnologia no rebanho piauiense.

“Temos que preparar os produtores tanto com assistência técnica quanto no melhoramento genético. Lançamos hoje o Piauí + Genética e a Campanha contra Febre Aftosa para que o nosso estado fique livre da febre aftosa sem necessidade de vacina. Essa é a nossa meta e queremos atingir este patamar até o próximo ano”, disse Rafael.

O foco, de acordo com o governador, é gerar empregos, impactar diretamente a economia local e preparar os criadores para a ‘onda’ de frigoríficos que serão implantados no Piauí. “Estamos caminhando para a implantação de indústrias de proteínas e, portanto, faz-se necessário elevar a melhoria genética dos rebanhos de pequenos e médios produtores para atender essa demanda da indústria de proteína animal”, afirmou.

Fábio Abreu, secretário da Sada

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *