Rafael Fonteles debate transformação digital no Ministério de Gestão e Inovação

Um dos grandes objetivos da gestão do governador Rafael Fonteles é tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil. Com esse propósito, o gestor se reuniu com o Ministério de Gestão e Inovação, representado pela secretária-executiva Cristina Mori, nesta quinta-feira (29), em Brasília.

Na ocasião, Rafael Fonteles ressaltou que quer uma transformação digital alinhada com as metas e diretrizes do Governo Federal.

“Várias cooperações técnicas serão feitas para aprimorar diversos sistemas, como os de monitoramento de obras e de compras públicas. Além disso, queremos integrar a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) com os nossos serviços de patrimônio estadual”, disse o governador.

O chefe do Executivo piauiense pontuou, ainda, que a sua intenção é facilitar a vida dos cidadãos, para que possam acessar diversos serviços públicos de forma digital, rápida e simplificada. Para isso, o governador sancionou, na última quinta-feira (23), a Lei Nº 7.990, que criou o Conselho de Transformação Digital. O seu objetivo é normatizar e padronizar a transformação digital que vem acontecendo no Piauí.

O modelo a ser seguido pelo conselho é o da Estônia, considerado o país mais digital do mundo. Para conhecer de perto o modelo, Rafael Fonteles e uma equipe do governo estadual estarão no país báltico, entre os dias 2 e 5 de abril para se reunir com autoridades locais e colher experiências, em busca de implantá-las em seu retorno ao Piauí.

“Mais de 99% dos serviços públicos oferecidos pelo Governo da Estônia estão disponíveis na internet, o que gera eficiência. Ademais, é um país com muitos negócios inovadores, com várias startups, sendo algumas unicórnios (empresas com preço de mercado superior a U$ 1 bilhão). Então, é uma viagem que tem muito a nos ensinar, tanto em termos de digitalização dos serviços quanto no desenvolvimento de tecnologias que geram empregos e renda aos piauienses”, finalizou o governador.

Marcha dos Prefeitos
Rafael Fonteles também vai participar nesta quarta-feira da Marcha dos Prefeitos em Brasília. O gestor também terá agenda no Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Turismo.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste