Rafael Fonteles debate projetos de ressocialização e renovação do sistema penitenciário

O governador Rafael Fonteles se reuniu na manhã desta sexta-feira (17) com o secretário de Justiça do Piauí (Sejus/PI), Carlos Augusto, para discutir a renovação do sistema penitenciário piauiense e a ressocialização de condenados por meio da educação e do trabalho. O secretário de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, também participou da audiência.

Durante a reunião, o governador reforçou a necessidade de adequar a estrutura do sistema penitenciário piauiense de forma que possibilite a reintegração dos condenados à sociedade após o cumprimento de suas penas.

“Precisamos dar as condições necessárias para que eles possam ser ressocializados por meio da educação e do trabalho para que possam ter empregos e não voltem a cometer crimes”, disse.

Outra missão da Sejus elencada pelo governador diz respeito à separação dos condenados oriundos de crimes patrimoniais dos que são derivados de crimes contra à vida. “O objetivo é dar o tratamento adequado e individualizado para cada nível de risco que tem dentro do sistema de justiça criminal”, pontuou.

Rafael Fonteles destacou que várias estratégias estão sendo desenvolvidas para atingir esses objetivos.

“Estamos realizando melhorias de infraestrutura no sistema penitenciário, capacitando ainda mais os nossos servidores, desenvolvendo projetos para que possamos ressocializar essas pessoas. Esse é um dos passos para a redução dos índices de criminalidade”, explicou.

O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, afirmou que já existem projetos de ressocialização em curso.

“Temos cursos de marcenaria, de bloquete de cimento, de corte e costura, panificação, dentre outros. Vamos implementar esses projetos em todas as unidades para que possamos contribuir com a reintegração dessas pessoas à sociedade, aos seus familiares e ao mercado de trabalho”, finalizou.

Fonte: CCom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste