O 15º Encontro Interdisciplinar da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS – Delegacia Regional do Piauí está sendo muito aguardado pelos profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento, especialmente os que atuam ou pretendem atuar com a educação física, professores de áreas como pedagogia, profissionais que trabalham com arte e cursos para crianças, profissionais da dança, da área da saúde, como fisioterapeutas e enfermeiros, entre outros. O evento acontecerá de 26 a 30 de abril, no Sesc Ilhotas, em Teresina.
Dez cursos serão ofertados, entre eles: “Recreação e a consciência ecológica”, a ser ministrado pela professora do Pará, Rosa Maria da Costa. O curso acontecerá nos dias 27 e 28 de abril e será realizado em parceria com a Profª. Dra. Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalho, do Piauí. Rosa Costa é formada em Educação Física, possui mestrado em Gestão Escolar pela Universidade Lusófona – ULHT, Portugal, e está concluindo doutorado na mesma área. Recentemente, ela tem realizado um trabalho voluntário em uma escola para crianças com síndrome de down e autismo, em Miami, nos Estados Unidos, onde ela também trabalha suas técnicas de recreação com os alunos.

O curso “Recreação e a consciência ecológica” pretende apresentar que a educação ambiental e sustentabilidade é um assunto que tem sido bastante reiterado nos últimos anos, porém, esse tema não pode ser discutido de forma paralela, em todos os aspectos, restringido a certas áreas do conhecimento. Por isso, Rosa Costa afirma que é essencial que este seja trabalhado também no contexto escolar e em suas práticas.
“Através da recreação, utilizamos métodos interdisciplinares para que a criança possa despertar a consciência ecológica desde a infância. O nosso curso tem como objetivo despertar essa consciência por meio de conceitos simples, tais como uso responsável dos recursos, redução do consumo, reutilização e reciclagem de materiais, assim como a importância da convivência harmoniosa entre todos os seres vivos e demais elementos da natureza. A recreação tem o papel de cumprir essa importante missão, com atividades recreativas simples e divertidas, pois não podemos esquecer que a ludicidade é muito importante nessa fase da infância”, disse a ministrante.
Pensadores da educação tem mostrado que essa proposta de profissionais que pretendem trabalhar a recreação infantil pedagógica com educação ambiental deve ser aplicada com um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva de totalidade.
Rosa Costa diz que o curso é voltado para profissionais e estudantes de Educação Física, Pedagogia e áreas afins. As inscrições estão abertas no site da FIEPS Piauí www.fiep-pi.com.br.

Fonte: Ascom
Fotos: Divulgação