Prefeitura de Teresina apresenta projeto de rebaixamento da Miguel Rosa ao IPHAN


A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Executiva de Captação Recursos e Monitoramento (SECREM), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), por determinação do prefeito Dr. Pessoa, esteve reunida nesta segunda-feira (26), com a equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para apresentação do projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa. Os estudos e demais partes do projeto devem ser concluídos no mês de novembro deste ano de 2022.

Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, o secretário executivo de captação de recursos e monitoramento, Ítalo Portela, além da equipe de engenheiros. Do Iphan, participaram o Superintendente Fábio José Lustosa da Costa Ferreira e o corpo técnico do Instituto. Além disso, participou também o arquiteto Júlio Medeiros.

“Esse é um projeto necessário para destravar o trânsito da região e contribuir para a melhor mobilidade da área. Nossa intenção é cumprir todas as determinações legais. Nosso objetivo é ter esse trabalho integrado e que contenha a contribuição de instituições importantes que estão nesse meio. Por isso, estamos aqui no Iphan para esclarecer e iniciar esses diálogos, a pedido do nosso prefeito Dr. Pessoa. Lembrando que o projeto ainda está em estudo e sendo elaborado todas as questões executivas dessa obra”, pontuou João Henrique Sousa, secretário municipal de planejamento.

O projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar as questões de mobilidade. Entre outros benefícios, o projeto contará com uma integração com o patrimônio histórico; otimização da segurança no trânsito; atratividade para pedestres e ciclistas, bem como melhorias de acessibilidade na área.

“Nós ficamos felizes com a disponibilidade da equipe da Prefeitura em nos tornar parte desse processo ainda em sua concepção. Chamamos nosso corpo técnico para analisar esse projeto e a apresentação feita e vamos aguardar o encaminhamento de todas as documentações e o protocolo desse projeto para darmos algum posicionamento. De já, verificamos que é um projeto que busca minimizar as intervenções na área da avenida Frei Serafim, mas ainda faremos toda uma análise com a equipe”, explicou o superintendente do Iphan, Fábio Ferreira.

Recursos
Ainda no início do mês de agosto, o prefeito Dr Pessoa assinou contrato para operação de crédito junto ao Banco do Brasil (BB) no valor de R$ 500 milhões. Os recursos serão investidos em ações de diversas áreas da administração, como infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. O empréstimo será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”. Sobre as obras incluídas nesse pacote de recursos, está o rebaixamento da avenida Miguel Rosa.

Prefeitura de Teresina apresenta projeto de rebaixamento da Miguel Rosa ao IPHAN
Prefeitura de Teresina apresenta projeto de rebaixamento da Miguel Rosa ao IPHAN
Prefeitura de Teresina apresenta projeto de rebaixamento da Miguel Rosa ao IPHAN

Fonte: Semcom
Foto: Ascom/Divulgação

relacionadas

talvez você goste