A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), apresentou, nesta segunda-feira (29), o balanço das obras executadas pelo Orçamento Popular 2022, iniciativa que garante a participação da sociedade na destinação dos recursos públicos.

A apresentação aconteceu no Palácio da Música, no Centro da capital, e contou com a presença de secretários municipais, superintendentes das SAADs, lideranças e conselheiros que integram o Conselho Municipal do Orçamento Popular, composto por líderes comunitários e técnicos da Prefeitura de Teresina.

O secretário da SEMDUH, James Guerra, ressaltou que uma das prioridades do prefeito Dr. Pessoa tem é a execução das obras do Orçamento Popular, considerando que se trata de uma iniciativa onde a comunidade estabelece quais projetos devem ser realizados.

“O prefeito Dr. Pessoa sempre colocou o Orçamento Popular como prioridade, nisso, foram destacados 22 milhões de reais para as obras de 2022, com execução em 2023. O evento de hoje é justamente para apresentarmos aos conselheiros do orçamento o andamento dessas obras. Parte delas estão executadas, parte delas em licitação, outras precisam de algum tipo de alteração técnica, então, isso é uma prestação de contas, para mostrar que a Prefeitura de Teresina tem o compromisso integral de fazer valer o Orçamento Popular de 2022”, declarou James Guerra.

O senhor Jussiê Ramos, liderança comunitária do assentamento Três de Março II, da zona Rural Sudeste, falou da importância do Orçamento Popular, como um meio democrático que garante melhorias para as comunidades.

“É a primeira vez que participamos do orçamento, a comunidade escolheu um poço no valor de 90 mil reais. A importância do Orçamento Popular é que nós temos a oportunidade de, na nossa comunidade, chamar o povo para eleger nossa proposta”, afirmou.
Instituído em 2019, por meio de Lei Municipal, o Orçamento Popular de Teresina é um programa de gestão democrática e participativa da cidade, onde a população, por meio das lideranças comunitárias, decide o que executar em termos de obras e serviços para suas comunidades.

Orçamento maior para 2023
Ainda conforme o secretário James Guerra, assim que for encerrado o balanço de 2022, terão início as reuniões para discutir o Orçamento Popular 2023, com mais recursos que o orçamento anterior.

“Tão logo encerrarmos essa reunião, vamos dar seguimento com uma reunião sobre o ano de 2023, cujas obras serão executadas em 2024, o que já está previsto é um orçamento maior que 22 milhões”, concluiu o gestor.

Fonte: Semcom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *