Conecte-se conosco

Cidades

Porto das Barcas ganha museu que homenageia um dos maiores dramaturgos do país

Publicado

em

Benjamim Santos, 81 anos, parnaibano, autor de 11 peças infantis. Considerado um dos maiores dramaturgos do Brasil, ele vai dar nome ao teatro construído no Museu do Mar, no Porto das Barcas, em Parnaíba. O complexo arquitetônico do Porto das Barcas ganha a maior reforma da sua história, que deve ser concluída na primeira quinzena de abril. Benjamim, que hoje vive em Parnaíba, onde continua com a carreira de escritor, conheceu o teatro de 40 lugares que o homenageia.

“Desde menino que escrevo e faço teatro. Fiz teatro em Recife, Rio de Janeiro e na Parnaíba. Conheci muitos teatros que homenageiam personalidades como José de Alencar e Carlos Gomes, e agora recebo com espanto e alegria a notícia de que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do secretário Fábio Novo, iria dar meu nome a um novo teatro, no Porto das Barcas. Valeu, Piauí!”, diz Benjamim.

O teatro Benjamim Santos é o 14º entregue na gestão do secretário Fábio Novo à frente da Secretaria de Estado da Cultura. “É mais um teatro entregue no Piauí. Ele conta com moderno sistema de som e luz, é climatizado, possui camarins e vai poder abrigar pequenos espetáculos e palestras no Museu do Mar, em Parnaíba. É uma alegria poder homenagear um grande dramaturgo, que voltou para sua terra natal e continua produzindo com muito talento. As obras do Porto das Barcas estão na fase de conclusão e esperamos entregar o espaço na primeira quinzena de abril”, afirma Fábio Novo.

Entre os teatros já entregues pelo Piauí, há o Teatro Alard, em Bom Jesus; o Teatro do Centro Cultural Benjamin José Nogueira, em Corrente; o Teatro do Memorial Expedito Resende, em Piripiri, dentre outros. “Em Parnaíba, ajudamos na conclusão do Teatro Saraiva, o segundo maior do estado, com 350 lugares. Reformamos ainda o Teatro Maria Bonita, em Floriano, e o Cineteatro de Oeiras. No segundo semestre deste ano queremos entregar o teatro de Picos”, completa o secretário.

Benjamin Santos, escritor

História
Benjamim Santos nasceu na cidade de Parnaíba-PI. Na década de 1960 mudou-se para Recife, onde estudou na Faculdade de Direito e Filosofia, o Seminário de Olinda. De volta ao Recife, fundou o Grupo Construção, trabalhou no Teatro Popular do Nordeste, grupo dirigido pelo encenador Hermilo Borba Filho, e fundou o Teatro de Arribação, que levava espetáculos aos engenhos de cana-de-açúcar.

Durante cinco anos manteve uma coluna de teatro no Jornal do Commercio, no Recife (PE). A partir dos anos 70, residindo no Rio de Janeiro, além do teatro infantil, destacou-se como autor de grandes espetáculos ao ar livre, como Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa, e sobretudo como diretor de shows de música popular, tendo dirigido Quarteto em Cy, Nara Leão, Kleiton e Kledir, Ângela Maria, MPB-4, Marlene e muitos outros.

Atualmente, Benjamim Santos vive em Parnaíba e continua a carreira de escritor.

Porto das Barcas
A obra de recuperação de todo o complexo é a maior em execução no Nordeste. O local ganhou novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilita a orientação e visitação turística.

Dentre os destaques, o local vai ganhar um píer para voltar a ter embarcações saindo em direção a destinos turísticos da área. Além disso, o complexo vai ganhar o Museu do Mar, que vai ser o maior museu do Piauí, criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão

Fonte: CCOM

Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Piauí recebe 87 mil doses de vacina contra Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi) recebeu nesta sexta-feira (16) mais 87 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 34 mil doses da Coronavac e 53 mil Astrazeneca. As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança.

As 53 mil doses da Astrazeneca serão utilizadas para a primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos; primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos. Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí vai aplicar a segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde; segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos; primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde; primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança e primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.

Segundo o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a chegada desse novo lote de vacinas traz mais esperança pra população.

“Mas não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor. O governador Wellington Dias chama a atenção das pessoas que estão na vez de serem imunizadas.

“Tomem a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma o governador.

Fonte: CCOM

Continue lendo

Cidades

FMS convoca 43 fisioterapeutas para a linha de frente da Covid

Publicado

em

A rede municipal de saúde segue reforçando a linha de frente de combate à Covid-19 por meio da contratação de novos profissionais. Hoje (16) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) lança edital de convocação para 43 fisioterapeutas que irão atuar nos hospitais de Teresina.

Os fisioterapeutas, que atuarão em regime de plantão 24h, foram classificados no edital 1/2020 do Processo Seletivo Emergencial da FMS, realizado ano passado em função da pandemia. Eles devem se apresentar nos dias 19 e 20 abril (segunda e terça-feira), das 08h às 14h no Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas da FMS, que fica na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 – Aeroporto.

O chefe do Núcleo de Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoas, João Luciano de Castro e Sousa, chama atenção para a ordem de convocação de acordo com as datas definidas.

“Para evitar aglomeração, dividimos os convocados em dois grupos: 21 deles devem se apresentar na segunda (19) e os outros 22 na terça-feira (20)”, esclarece ele. O gestor chama atenção para o fato de que o candidato que não comparecer na forma estabelecida será considerado desistente.

Ao se apresentarem os candidatos deverão entregar os seguintes documentos (originais acompanhados de cópias legíveis) para comprovação e autenticação: Certidão de nascimento ou Casamento (quando for o caso); Título de Eleitor, com certidão de quitação eleitoral; Certidão de Reservista ou dispensa de incorporação (somente para homem); RG; CPF; Autodeclaração do candidato conforme anexo II do edital; Documentação que comprove os títulos indicados no currículo, conforme item 2.11 do edital; Comprovante de escolaridade exigida no Quadro I do Edital; Registro do Conselho competente; Conta Corrente Banco do Brasil; uma foto 3×4 recente; Comprovante de endereço atualizado; comprovante de inscrição no PIS/PASEP/NIT.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta a importância da contratação de pessoal mediante processo seletivo.

“Hoje a FMS cumpre a lei em termos de convocação de servidores. Nós temos um processo seletivo vigente, estamos convocando esses profissionais para fazerem parte do quadro”, afirma.

Edital de Convocação

Fonte: Ascom/PMT

Continue lendo

Cidades

Força-Tarefa prende acusados de roubar CMEI na zona Sul de Teresina

Publicado

em

A Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança Pública e 17 Batalhão da Polícia Militar efetuaram a prisão de três pessoas na manhã desta sexta-feira (16), na região do Torquato Neto, zona Sul de Teresina.

De acordo com a Força- Tarefa, dois deles são acusados de participarem do roubo no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), no bairro Teresina Sul, na última quinta-feira (15). O outro preso é acusado de receptação dos produtos oriundos do crime.

Conforme os policiais militares, foram apreendidos oito celulares celulares, um notebook, uma motocicleta e munições.

Com informações da Ascom

Continue lendo

Popular