Polícia Militar entrega Espadim Tiradentes a cadetes

A Polícia Militar do Piauí realizou nesta sexta-feira (21), data em que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, uma solenidade alusiva marcada pela entrega do “Espadim Tiradentes” aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da PM-PI, arma simbólica que os cadetes poderão agora utilizar em atos solenes.

No evento, realizado no Quartel do Comando Geral da PMPI, ocorreu também a entrega de Medalhas do Mérito Operacional aos policiais que mais se destacaram no serviço operacional e tempo de serviço, além de quatro viaturas e duas motocicletas para reforçar o policiamento em Parnaíba, Fronteiras, Simplício Mendes e Teresina. Durante a oportunidade, o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, anunciou melhorias que serão implantadas ainda neste ano na corporação.

“Neste 21 de abril estamos comemorando o dia de Tiradentes, que é o patrono das Polícias Militares do Brasil. A Polícia Militar, hoje, celebra a recepção aos cadetes que receberam o espadim Tiradentes, arma e símbolo do aluno do curso de formação de oficiais, agora oficialmente da Polícia Militar que serão os futuros comandantes. Em ato contínuo, premiamos aqueles que se destacaram na operacionalidade com a medalha do mérito operacional e também a medalha por tempo de serviço, 30, 20, 10 anos. E premiamos aquelas unidades que mais se destacaram, com viaturas e motocicletas. Semana que vem iremos caminhar através da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, novas leis que irão modernizar a Polícia Militar. E isso irá possibilitar em junho, no aniversário polícia, grandes promoções e crescimento da instituição, para sempre melhor servirmos e protegermos o povo do Piauí. Muito obrigada pela confiança, muito obrigada a nossa tropa que se dedica diuturnamente assim como fez Tiradentes, dando a sua própria vida pelo povo do Piauí”, destaca.

Ainda durante o evento, que contou com a presença dos familiares dos cadetes e várias autoridades do estado, o Vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, comemorou que até julho deste ano mais de 1000 policiais serão convocados para compor o quadro da Polícia Militar do Piauí.

“Hoje se comemora no Brasil o Dia de Tiradentes, de todas as polícias militares de todo Brasil. E aqui no nosso estado, o Governador Rafael está dando a maior estrutura para a nossa polícia. Até julho deste ano mais de mil novos soldados vão integrar a Polícia Militar do Piauí. Isso significa mais segurança para o nosso estado”, reforça.

Na ocasião, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, parabenizou os oficiais em formação e agradeceu a Polícia Militar em geral pelos relevantes serviços prestados no Piauí.
“Quero parabenizar todos os oficiais que hoje estão se formando, recebendo o espadim nesta solenidade muito bonita e simbólica para a Polícia Militar, no dia de Tiradentes, no dia da polícia, que é um dia que representa todos os oficiais. E nós estamos aqui abraçando esses novos oficiais e mostrando o quanto a sociedade é grata e acompanha e tem carinho pela Polícia Militar do Estado do Piauí”, completa.

Estiveram também presentes na solenidade o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo Almeida, e secretário de estado da Justiça, Coronel Carlos Augusto, dentre outros.

Polícia Militar entrega Espadim Tiradentes a cadetes
Secretário Chico Lucas participou da solenidade
Polícia Militar entrega Espadim Tiradentes a cadetes
Coronel Scheiwann Lopes, comandante da PM-PI
Polícia Militar entrega Espadim Tiradentes a cadetes
Coronel Carlos Augusto, secretário da Sejus
Polícia Militar entrega Espadim Tiradentes a cadetes
Cadetes da PM-PI receberam Espadim Tiradentes

Com informações da Ascom
Fotos: Divulgação

relacionadas

talvez você goste