Conecte-se conosco

Cidades

Polícia Civil deflagra operação para combater violência contra a mulher

Publicado

em

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta segunda-feira (8) a Operação Resguardo que visa coibir a violência contra a mulher. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP) e acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal, sendo a maior ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher.

De acordo com a Polícia Civil, a operação integrada teve início no dia 1º de janeiro de 2021 em todo o Brasil. Desde então, a Polícia Civil do Piauí já recebeu mais de 1.167 denúncias, que culminaram com a conclusão de 268 inquéritos policiais, 11 cumprimentos de mandados de prisão e atendimento de mais de 1.170 mulheres vítimas de violência.

A Polícia Civil afirma que nesta segunda-feira serão feitas verificações sobre o cumprimento de medidas protetivas e checagem de denúncias de violência contra a mulher.

Conforme a Polícia Civil, a operação no Piauí tem como ponto focal o Departamento Estadual de Proteção à Mulher e conta com o apoio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Gerência de Polícia Especializada, Gerência de Polícia do Interior, Acadepol, Patrulha Maria da Penha e Guarda Maria da Penha.

Com informações da Ascom

Cidades

Governo emite decreto e shoppings, bares e restaurantes podem funcionar até as 22h

Publicado

em

O Governo do Piauí prorrogou as medidas sanitárias excepcionais de combate à Covid-19 contidas no decreto de nº 19.576, do dia 10 de abril, com algumas alterações, que terão validade no período de 19 a 25 de abril. As principais mudanças são nos horários de funcionamento de shopping centers, bares e restaurantes, que agora poderão funcionar até as 22h, e no toque de recolher que passa a ser das 23h até as 5h.

A decisão pela prorrogação das medidas, com as alterações em relação aos horários, levou em consideração a constatação de estabilidade na demanda por leitos clínicos e de terapia intensiva; a regressão do estado de alta para estabilidade no número de óbitos por Covid-19; bem como o esforço do Estado e dos Municípios na execução de medidas preventivas vinculadas ao fortalecimento do Programa Busca Ativa, das barreiras sanitárias e de outras ações de atenção primária à saúde.

O governador Wellington Dias destacou que o objetivo é seguir o protocolo de cada um dos setores para que se possa conter a propagação do novo coronavírus. Ele chama atenção para o fato de, apesar da redução da fila de espera por UTIs, ainda existe demanda por leito de terapia intensiva no Piauí.

“Fizemos a ampliação de leitos em cidades como Parnaíba, mas já não temos recursos humanos para outras ampliações. Por isso que eu peço que possamos seguir juntos os protocolos sanitários e as medidas de isolamento social. Sei que é duro, não é fácil, mas o objetivo é salvar vidas. É um pacto pela vida, conto com você!”, conclamou o gestor.

Medidas
A suspensão das atividades econômico-sociais presenciais que têm sido adotadas iniciando às sextas e nos fins de semana ocorrerá apenas no sábado e domingo, iniciando às 23h da sexta-feira (23) até as 24 horas do domingo (25).

A exceção, no fim de semana, fica por conta das seguintes atividades essenciais que poderão funcionar:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
– bancos e lotéricas;
– oficinas mecânicas e borracharias;
– lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
– distribuidoras e transportadoras;
– serviços de segurança pública e vigilância;
– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Piauí;
– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros.

Da Redação

Continue lendo

Cidades

Sesapi registra 828 casos e 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Publicado

em

Foram registrados, no Piauí, 828 casos confirmados e 27 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite deste sábado (17).

Dos 828 casos confirmados da doença, 460 são mulheres e 368 são homens, com idades que variam de um a 93 anos.

Onze homens e dezesseis mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram de Beneditinos (52 anos), Oeiras (66 anos), São João da Fronteira (81 anos), São Raimundo Nonato (90 anos) e Teresina (36, 59, 60, 67, 69, 74 e 75 anos). As mulheres eram naturais de Barro Duro (81 anos), Campo Maior (60 anos), Jurema (73 anos), Parnaíba (42 anos), Piripiri (62 e 80 anos), Sebastião Leal (24 anos), Simplício Mendes (34 anos) e Teresina (49, 68, 71, 74, duas de 76 anos, 78 e 86 anos). Seis vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 226.624 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.758 e foram registrados em 219 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.332 ocupados, sendo 861 leitos clínicos, 424 UTIs e 47 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.505 até o dia 17 de abril de 2021.

A Sesapi estima que 221.100 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação
Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 350.898 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 103.044 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde. 

Boletim emitido pela Sesapi

O Painel de Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19 pode ser acessado através do site www.saude.pi.gov.br.


Da Redação

Continue lendo

Cidades

Capitão da Polícia Militar do Piauí fica gravemente ferido e esposa morre em acidente

Publicado

em

O capitão da Polícia Militar do Piauí, Genival Lisboa dos Santos, ficou gravemente ferido após um grave acidente neste sábado (17), na cidade de Grajaú, no Maranhão. Sua esposa, Francisca Araújo, ficou presa as ferragens e morreu ainda no local.

De acordo com informações da Polícia Militar, o capitão e sua esposa estavam em uma missão da igreja evangélica. Eles estavam em um comboio com vários outros integrantes da missão, em trânsito de Teresina para a cidade de Grajaú.

De acordo com relato de testemunhas, o militar estava cansado, ele parou para descansar um pouco, então o comboio seguiu na frente. Horas depois um veículo sinalizou para o grupo, informando que o veículo que estava atrás tinha se envolvido em um grave acidente.

O capitão teria cochilado ao volante, entrado na contramão e colidido frontalmente contra um caminhão. A esposa ficou presa nas ferragens e morreu ainda no local.

O capitão foi socorrido com vida para o Hospital Geral de Grajaú (HGG) e internado na sala vermelha. Ele sofreu uma forte pancada na cabeça e no braço esquerdo.

A Polícia Militar do Piauí emitiu a nota de pesar pela morte de Francisca Araújo dos Santos,

Confira a nota de pesar
A Polícia Militar o Piauí, com grande tristeza, informa o falecimento da Sra. Francisca Araújo dos Santos, de 52 anos, esposa do Capitão da PMPI Genival Lisboa dos Santos, em acidente automobilístico ocorrido em rodovia no interior do Estado do Maranhão, próximo ao município de Grajaú-MA.

O Capitão Lisboa, que também estava no veículo, sofreu alguns ferimentos e encontra-se hospitalizado, mas está consciente e fora de perigo. Enquanto isso, o CAIS da PMPI presta apoio, neste momento, à família enlutada. O velório da Sra. Francisca Araújo ocorrerá na Igreja Assembléia de Deus Central deTimon-MA, que fica na Rua Benedito Leite nº 796, no Centro da cidade.

Toda a família policial militar manifesta os mais sinceros pêsames diante de tamanha e repentina perda, desejando que os familiares e amigos encontrem conforto neste momento de consternação e grande dor.

Da Redação

Continue lendo

Popular