Pesquisa PoderData com 3.500 entrevistas realizada de 14 a 16 de agosto mostra que Lula (PT) tem uma vantagem de 7 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno. Hoje, o petista tem 44%; o presidente marca 37%.

Com o resultado, a dianteira de Lula sobre Bolsonaro segue estável. Há 15 dias, era de 8 pontos.

Hoje, Ciro Gomes (PDT) tem 6%. Empata tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que marca 4%, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais. Sofia Manzano (PCB) aparece com 1%.

É a 1ª vez que o PoderData testa os nomes de Soraya Thronicke (União Brasil) e Roberto Jefferson (PTB) no cenário de 1º turno. Nenhum dos 2 teve menções suficientes para pontuar. Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Péricles (UP) também não chegaram a 1%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 14 a 16 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 331 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02548/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) foram retirados nesta rodada do PoderData. O deputado mineiro pontuava 2% há 15 dias, mas deixou a disputa ao Planalto para apoiar Lula. Já Bivar, também testado na rodada anterior, cedeu a vaga a Soraya, que é sua companheira de partido.

Também há incerteza sobre a candidatura de 2 nomes testados nesta rodada. Roberto Jefferson se lançou pelo PTB, mas pode ter sua elegibilidade contestada com base na Lei da Ficha Limpa. Já Pablo Marçal enfrenta a cúpula do Pros, seu partido, que não quer a candidatura e prefere apoiar Lula.

As mudanças na lista de candidatos parecem ter polarizado a disputa ainda mais. Agora, Lula e Bolsonaro somam 81% das intenções de voto.

Os números indicam ainda que um 2º turno com Lula e Bolsonaro segue como o cenário mais provável. Líder, Lula tem 47% dos votos válidos –os que são dados a algum candidato, excluindo-se brancos e nulos. Para ganhar no 1º turno, precisaria de pelo menos 50%+1 dos votos válidos. O petista, no entanto, segue com vantagem considerável sobre Bolsonaro no cenário de 2º turno.

Faixas democráticas
O PoderData estratifica os dados de intenção de voto no 1º turno para aferir como cada candidato se sai em diferentes faixas demográficas. Lula tem pontuação mais alta entre mulheres (48%), jovens de 16 a 24 anos (48%), idosos de 60 anos ou mais (50%) e pessoas com renda familiar de até 2 salários mínimos (49%). Já Bolsonaro se sai melhor entre homens (44%), pessoas de 25 a 44 anos (43%) e eleitores cuja renda familiar é de 2 a 5 salários mínimos (45%).

No recorte por região, Lula vence Bolsonaro por margem mais ampla no Nordeste (48% X 34%) e no Sudeste (47% X 36%), regiões com mais eleitores. Já o presidente tem a dianteira numérica no Sul (41% X 32%).

É preciso notar que a pesquisa tem margem de erro mais alta quando só considera as entrevistas de uma das 5 regiões do Brasil. Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente no Norte e no Centro-Oeste –margens de erro de 6 p.p. e 6,3 p.p, respectivamente.

2º turno: Lula 52% x 38% Bolsonaro
Lula tem uma vantagem de 14 pontos sobre Bolsonaro em um cenário de confronto direto. O resultado indica estabilidade: nos últimos 15 dias, os 2 candidatos registraram variações dentro da margem de erro. Nos últimos 3 meses, a dianteira de Lula nesse cenário vem oscilando na faixa de 10 a 17 p.p..

Os números também mostram que, assim como há 1 mês atrás, Bolsonaro segue com dificuldades de aumentar sua intenção de votos do 1º para o 2º turno. Enquanto Lula tem 8 pontos a mais na simulação de 2º turno em comparação à 1ª rodada, Bolsonaro varia só 1 ponto para cima.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *