A Federação de Futebol do Piauí realizou na tarde desta terça-feira (8) o arbitral da Série A do Campeonato Piauiense de 2023. A competição que terá a participação de 4 de Julho, Altos, Comercial, Corisabbá, Ferroviário, Fluminense, Parnahyba e River está marcada para começar no dia 11 de janeiro do ano que vem. A data, porém, poderá ser antecipada em virtude da tabela da Copa do Nordeste.

De acordo com a FFP, a forma de disputa do estadual é semelhante à do ano passado, com o campeonato dividido em três fases. Na primeira fase, chamada de classificatória, os clubes jogarão entre si em turno único, com jogos de ida e volta, no sistema de pontos corridos. As quatro equipes com melhor índice técnico avançam para segunda fase, que são as semifinais.

A FFP informou que as semi serão disputadas em jogos de ida e volta. Nesta fase, havendo empate ao final da segunda partida, avança para a terceira fase (final) o clube com melhor índice técnico na fase classificatória.

Já a final também será disputada em dois jogos, com a grande decisão sendo realizada na casa da equipe com o melhor índice técnico da competição. Em caso de empate ao final dos dois jogos, o campeão será o clube de melhor campanha em toda a competição.

Segundo a FFP, o campeão do Piauiense 2023, além do título, fica com uma das vagas na Copa do Brasil 2024, Copa do Nordeste 2024 e Brasileiro Série D 2024. O vice-campeão fica com a segunda vaga na Copa do Brasil 2024 e no Brasileiro Série D 2024. A vaga na Pré-Copa do Nordeste 2024 é do clube piauiense melhor colocado no ranking geral da CBF.

A FFP també definiu que cada clube poderá inscrever até 50 atletas, sendo vedada quaisquer substituições dos mesmos. O prazo final para a inscrição dos jogadores no BID da CBF ficou para o dia 10 de fevereiro.

De acordo com o Departamento de Competições, regulamento e tabela devem ser divulgados em breve.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *