Piauí terá a maior redução de preço da gasolina do país com nova regra do ICMS

A Petrobrás anunciou a nova regra de tributação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aplicado à gasolina. A partir desta quinta-feira (1º), a alíquota fixa será de R$ 1,22 por litro. Nestas condições, o Piauí terá a maior redução de preço do combustível do país.

Dos 26 estados e Distrito Federal, apenas o Piauí, Amazonas e Alagoas terão redução no preço final do combustível. De acordo com levantamento da Leggio Consultoria, a gasolina deve ficar até 2,2% mais barata no Piauí. Em Alagoas, a redução será de 0,6%, enquanto que no Amazonas será de 0,2%. 

A maioria dos estados vai o preço subir na bomba. Em Mato Grosso do Sul, o campeão do aumento, a gasolina deve subir em até 5,8%. Pelo menos nove estados brasileiros vão experimentar um aumento de até 5% no preço final praticado ao consumidor. 

Antes da medida, o imposto era calculado a partir de uma porcentagem que varia entre 17% a 23% do valor total. A média atual de cobrança em nível nacional era R$1,059, como apontam dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Da Redação

relacionadas

talvez você goste