Conecte-se conosco

Cotidiano

Piauí tem a 2ª menor expectativa de vida após os 60 anos

Publicado

em

A população piauiense que tinha 60 anos de idade em 2019 deve viver por mais 20 anos, em média, de acordo com as projeções do IBGE divulgadas no estudo Tábua Completa de Mortalidade 2019. É a segunda menor perspectiva do país, melhor apenas do que em Rondônia, onde a expectativa de vida para uma pessoa que completou 60 anos de idade em 2019 é de mais 19,7 anos.

Entre os homens do Piauí que tinham 60 anos de idade em 2019, a perspectiva é ainda menor: 17,9 anos, a expectativa de vida mais baixa do país entre os idosos do sexo masculino. Entre as mulheres do Piauí, o esperado é que vivam por mais 21,8 anos. Apesar de estarem em situação melhor do que os homens do estado, as mulheres do Piauí que tinham 60 anos de idade em 2019 têm a terceira menor expectativa de vida, acima apenas de Rondônia (21,2 anos) e de Roraima (21,1 anos).

O estado com melhores perspectivas para as pessoas com 60 anos de idade é o Espírito Santo, onde a expectativa de vida para essa população é de 24,4 anos. Lá, também estão as melhores médias do país para ambos os sexos. Espera-se que um homem do Espírito Santo que tinha 60 anos de idade em 2019 viva por mais 22,2 anos e que uma mulher na mesma condição viva por mais 26,4 anos.

No Brasil, o esperado é que as pessoas que completaram 60 anos de idade em 2019 vivam por mais 22,7 anos. Entre os homens do país, a média fica em mais 20,4 anos. Já entre as mulheres brasileiras, a perspectiva é de que vivam por mais 24,4 anos.

Fonte: IBGE

Cotidiano

APL pede tombamento do prédio do Meduna

Publicado

em

A Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou ao prefeito de Teresina, José Pessoa Leal (Dr. Pessoa), o tombamento do prédio que abrigou o Hospital Meduna, no bairro Cabral, zona Norte da capital.

A solicitação foi motivada pelo recente noticiário dando conta de que o imóvel seria demolido. O assunto foi discutido em três sessões da Academia. A posição da APL foi aprovada por unanimidade.

No ofício encaminhado ao prefeito, com data de 1º deste mês, o presidente da APL, Zózimo Tavares, destaca que o remanescente da antiga edificação do Meduna, inaugurada em 1954, é dotada de valor histórico, merecendo proteção.

“Não há dúvidas de que o Sanatório Meduna, pelo seu passado, desperta o interesse público, por se tratar de instituição que prestou serviços relevantes à comunidade local por mais de mais 50 anos, constituindo, de tal modo, parte da história de Teresina”, assinala.

A previsão de tombamento dos bens representativos do patrimônio cultural, artístico e arquitetônico, do Município de Teresina, é matéria disciplinada na Lei de Tombamento (n.º 3.602 de 27.12.2006).

Com informações da APL

Continue lendo

Cotidiano

Com recorde de rejeição, Karol Conká é eliminada do BBB21

Publicado

em

Quem saiu do BBB21 nesta terça (23) foi Karol Conká. A participante disputou o Paredão ao lado de Arthur e Gilberto e saiu da casa, com 99,17% dos votos, recorde de rejeição do programa.

Os brothers permanecem no jogo. O instrutor de crossfit recebeu 0,54% dos votos, e Gilberto, 0,29%.

Karol recebeu o carinho dos outros participantes. Pocah e Projota se emocionaram muito. “Vou ficar com saudades”, disse a cantora para o amigo cantor.

“Jorge, mamãe está chegando”, disse Karol ao mandar um recado para o filho.

Os confinados cantaram a música mais famosa da cantora, “Tombei”, antes de ela sair pela porta da casa mais vigiada.

Fonte: globo.com

Continue lendo

Cotidiano

Jovem se afoga em pescaria com amigos no açude Joana em Pedro II

Corpo de Bombeiros foi chamado e ainda não localizou o corpo do adolescente de 16 anos. | www.capitalteresina.com.br |

Publicado

em

Continue lendo

Popular